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Título: Maria : de Nazaré a Fátima : contributos para a lecionação da unidade letiva 2 – A Mãe de Jesus – do 2º ano do 1ºciclo do ensino básico
Autor: Dantas, Maria de Nazaré Oliveira
Orientador: Varanda, Isabel Pereira
Palavras-chave: Maria
Mãe
Mariologia
Igreja
Fátima
Pastorinhos
Mensagem
Mary
Mother
Mariology
Church
Fátima
Little Shepherds
Message
Data de Defesa: 5-Jul-2017
Resumo: “Quem és tu, Maria?” Esta é a questão que atravessa todo este Relatório de Estágio e à qual nos propomos responder. Começamos por questionar quem é esta mulher, eleita por Deus para uma tal e vital missão. Ela é a Nova Eva, a Theotókos, Mãe de Deus e nossa Mãe, dada pelo próprio Filho no alto da cruz. É aquela a quem os cristãos, não desde sempre, mas desde cedo, reconhecem um lugar de destaque e dedicam um culto próprio. “Mas o que tens tu a dizer em Fátima, Maria?” Podemos dizer que a Mensagem de Fátima não é única, mas é apresentada sob uma perspetiva única. Sendo revelação privada, nada acrescenta à revelação pública, à Revelação de Deus que culmina quando se faz carne. Trata-se de uma Mensagem de conversão, reparação e penitência mas também uma Mensagem de esperança, de amor e misericórdia de Deus, um Deus que se revela também no meio dos dramas da Humanidade e continua a desejar resgatá-la. Em Fátima temos a particularidade de os interlocutores serem três crianças provenientes de um ambiente rural pobre, marcado por uma religiosidade popular, e que recebem e transmitem a Mensagem precisamente como crianças que são. Uma singela forma de o Criador dizer, à sua criatura, o seu imenso amor. “E como te veem, Maria, as crianças de hoje? O que dizem elas sobre ti?” As crianças da turma onde foi desenvolvida a Prática de Ensino Supervisionada têm já as suas representações da Mãe de Jesus. Já a conhecem de outros contextos, como a catequese. Também já ouviram falar de Fátima e sabem quem são os três pastorinhos, três meninos que têm mais ou menos a sua idade. Mas há sempre algo de novo a acrescentar. E, no final da lecionação, há novos conteúdos adquiridos.
“Who are you Mary?” This is the question that goes through all the Internship Report and to wich we propose to answer. We start by questioning who this woman is, chosen by God to assume such a vital mission. She is the New Eve, Theotókos, Mother of God and our Mother, given by the Son, himself, from the top of the cross. She is the one whom christians, not since always, but since early times, recognize a prominent place and dedicate a characteristic cult. “But what do you have to say in Fátima, Mary?” We can say that Fátima’s Message is not unique, but it is presented form a unique perspective. Being a private revelation, nothing adds to the public revelation, to the Revelation of God which ends when he’s made flesh. It is a Message of conversion, reparation and penitence but also a Message of hope, love and mercy of God, a God who still reveals himself, even among the humaniy’s dramas and keeps wishing to rescue it. In Fátima there is this particularity: the interlocutors are theree children from a poor rural environment, marked by a popular religiosity, who receive and convey the Message precisely as children who are. A simple way for the Creator to say, to His creature, His enormous love. “And how do children from today, see you, Mary? What do they say about you?” The children form the class where we developed the Supervised Teaching Practice have already some ideas about Jesus’ Mother. They already knou her form other contexts, such as catechism (classes). They also have already heard something about Fátima and they know who the three little shepherds are, three children who are about their ages. But there’s alwats something new to learn. And, by the end of this teaching, there are some new contents acquired.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/22799
Aparece nas colecções:FT(NB) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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