Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.14/22798
Title: O papel das escolas católicas na educação em Cabo Verde
Author: Xavier, Ilda Semedo
Advisor: Ambrosio, Juan Francisco
Lagarto, José Reis
Keywords: Ensino
Educação
Escola Católica
Sistema Educativo
Religião
Evangelização
Missionário
Educação integral.
Teaching
Education
Catholic School
Educational System
Religion
Evangelization
Missionary
Integral education
Defense Date: 12-Apr-2017
Abstract: O estudo realizado partiu de um contexto específico, e permitiu refletir acerca do contributo do papel das Escolas Católicas na Educação em Cabo Verde e particularmente da Escola Amor de Deus. Ao chegar ao fim desta investigação, permanece a sensação de que estamos a iniciar uma nova etapa, na medida em que é um trabalho inacabado e que requer sempre uma reflexão, de forma a dar resposta adequada aos novos desafios que a própria sociedade nos impele. Como sabemos, nas últimas décadas a educação a nível global, tem vindo a ser alvo de atenção, tanto ao nível local, bem como a nível da comunidade civil, que outrora era exclusivamente da responsabilidade das instituições que se dedicavam a esta missão. É verdade que estamos diante de uma evolução muito rápida da sociedade a todos os níveis. Com base nas informações obtidas e nos resultados apresentados neste trabalho, verificou-se que a educação em Cabo Verde, durante o período colonial esteve sob o domínio do sistema português, na medida em que o ensino no país se vinculou através de um grupo dos missionários portugueses, pertencentes a Ordens Religiosas, com a finalidade de estar mais próximas da realidade da população, desenvolvendo uma educação integral. Atravessando para uma outra etapa da educação, após do período colonial, mais concretamente após a independência do país, verificamos que a educação ganha um novo dinamismo, sendo considerada o motor essencial para o desenvolvimento do arquipélago, sem omitir as limitações que muitas vezes afectavam esse sector. É fundamental realçar que é nesta conquista, onde foram introduzidas a nível nacional as reformas educativas, que surge a intenção de implementar uma educação que viesse ao encontro da realidade e necessidades do país. Ao conhecer a realidade dos dois períodos da história do ensino e da educação em Cabo Verde, é possível verificar que os acontecimentos marcaram de forma decisiva a história da educação e a vida de um povo.
The study was based on a specific context and allowed us to reflect on the contribution of the role of the Catholic Schools in Education in Cape Verde and particularly the School of Love of God. Upon arriving at the end of this investigation, there remains the feeling that we are starting a new stage, in that it is an unfinished work and always requires reflection, so as to adequately respond to the new challenges that society itself impels us. As we know, in recent decades the education at the global level has been the target of attention both at the local level and at the level of the civil community, which once was exclusively the responsibility of the institutions dedicated to this mission. It is true that we are facing a very rapid evolution of society at all levels. Based on the information obtained and the results presented in this study, it was verified that education in Cape Verde during the colonial period was under the rule of the Portuguese system, to the extent that teaching in the country is bound by a group of Portuguese missionaries, belonging to Religious Orders, in order to be closer to the reality of the population, developing an integral education. After the colonial period, more specifically after the independence of the country, we find that education is a new dynamism and is considered to be the essential engine for the development of the archipelago, without omitting the limitations that often affected this sector. It is important to highlight that it is in this achievement, where educational reforms were introduced at the national level, that the intention arises to implement an education that meets the reality and needs of the country. Knowing the reality of the two periods in the history of teaching and education in Cape Verde, it is possible to verify that events marked decisively the history of education and the life of a people.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/22798
Appears in Collections:FT - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Ilda Xavier.pdf792,2 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.