Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/22797
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVaranda, Maria Isabel Pereira-
dc.contributor.authorBártolo, Francisco Carlos Reis de Azevedo Moreira-
dc.date.accessioned2017-08-08T09:43:54Z-
dc.date.available2017-08-08T09:43:54Z-
dc.date.issued2017-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22797-
dc.description.abstractTendo como ponto de partida o tema “Educar para uma ecologia integral” apresenta-se um conjunto de reflexões que possibilitarão um melhor entendimento da ecologia e das questões éticas, antropológicas e teológicas por ela suscitadas. Neste itinerário abordam-se o antropocentrismo, o biocentrismo, o ecocentrismo, as narrativas bíblicas da criação e caracteriza-se a Doutrina Social da Igreja (DSI) na temática ambiental. A encíclica Laudato Si’ considera que uma ecologia integral carece de uma adequada antropologia. De igual forma uma ecologia integral precisa de uma renovada teologia da criação e requer uma educação integral. Evocando este texto primordial, identificam-se contributos para o tema “Ecologia e valores”, lecionado na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Por último apresenta-se a Prática de Ensino Supervisionada, realizada numa turma da Escola EB 2,3 Dr. Francisco Sanches, em Braga, contextualiza-se a comunidade escolar e faz-se uma análise reflexiva quanto ao modo como a prática de ensino-aprendizagem foi estruturada e operacionalizada.pt_PT
dc.description.abstractTaking the topic “Educating to an integral ecology” as the starting point, a set of reflexions is presented which will enable a better understanding of the ecology and also of the ethical, anthropological and theological issues, which it raises. This itinerary approaches the anthropocentrism, biocentrism and ecocentrism, the biblical accounts of creation and makes a characterization of the Catholic Social Teaching (CST) within the environmental issue. The encyclical Laudato Si’ considers that an integral ecology demands a suitable anthropology. Likewise, an integral ecology needs a renewed theology of Creation and requires an integral education. Recalling this primordial text, contributions can be identified for the issue “Ecology and moral values” taught in the discipline of Catholic Moral and Religious Education. The Supervised Teaching Practice held in a class at the Escola EB 2,3 Dr. Francisco Sanches, in Braga is presented, the school community is contextualized and a reflexive analysis of how the practice of teaching-learning was structured and applied.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEcologia Integralpt_PT
dc.subjectAntropocentrismopt_PT
dc.subjectBiocentrismopt_PT
dc.subjectEcocentrismopt_PT
dc.subjectAntropologiapt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectTeologia da Criaçãopt_PT
dc.subjectDoutrina Social da Igrejapt_PT
dc.subjectLaudato Si'pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCatólicapt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.subjectIntegral Ecologypt_PT
dc.subjectAnthropocentrismpt_PT
dc.subjectBiocentrismpt_PT
dc.subjectEcocentrismpt_PT
dc.subjectAnthropologypt_PT
dc.subjectEthicspt_PT
dc.subjectTheology of Creationpt_PT
dc.subjectCatholic Social Teachingpt_PT
dc.subjectLaudato Si’pt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectCatholicpt_PT
dc.subjectSupervised Teaching Practicept_PT
dc.titleEducar para uma ecologia integral : reflexão ética, teológica e didática a partir da unidade letiva “Ecologia e valores” do 8º ano do programa de Educação Moral e Religiosa Católicapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201720175pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
Aparece nas colecções:FT(NB) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio - PES - Educar para uma ecologia integral - FCB - .pdf4,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.