Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/22541
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.relation.publisherversionhttp://www.fpce.up.pt/trabalhodocenteformacao/assets/TrabalhoDocenteEFormacao.pdfpt_PT
dc.contributor.authorMesquita, Elza-
dc.contributor.authorFormosinho, João-
dc.contributor.authorMachado, Joaquim-
dc.date.accessioned2017-07-17T11:56:12Z-
dc.date.available2017-07-17T11:56:12Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMesquita, Elza, Formosinho, João, Machado, Joaquim (2014). Formação e trabalho: tradição e inovação nas práticas docentes. In Lopes, Amélia… [et al.] (orgs.) Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. Ebook [Atas: II Encontro Luso Brasileiro, Novembro 2013, Porto, Portugal]. (329-340) Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8471-13-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22541-
dc.description.abstractNeste artigo visa-se a apresentação de resultados que ilustram uma perspetiva pedagógica onde é possível perceber, através dos processos formativos no contexto dos programas nacionais de formação contínua, a emergência de múltiplas possibilidades pedagógicas favorecedoras do processo cooperativo de aprendizagem. A temática em questão exigiu um quadro concetual sobre os processos de formação de profissionais que recupera a herança das práticas pedagógicas à luz do que foram acumulando e (re)elaborando no decorrer da experiência profissional seja perante processos de mudanças instituídas, seja perante inovações instituintes. As questões de investigação orientam-se para apreender que visão têm os professores, os coordenadores (também formadores) e os formadores sobre o trabalho colaborativo entre professores e de que forma pensam que os Programas de Formação Contínua teriam contribuído para a promoção desse tipo de trabalho. O objetivo é compreender as práticas pedagógicas dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva colaborativa, importando delimitar o modo como os atores se organizam objetiva e subjetivamente na prática quotidiana e como valorizam a interação, considerando ainda a formação que realizaram e pressupondo que tenha tido efeitos construtivos na sua ação. Optamos por uma metodologia de caráter qualitativo e uma estratégia de pesquisa suportada no estudo de caso. Realizamos entrevistas semi-estruturadas a 6 professores e a 6 formadores (3 coordenadores + 3 formadores) dos Programas de Formação Contínua. Os dados provenientes do corpus das entrevistas foram organizados, codificados e categorizados. A sua organização foi sistemática e o seu tratamento foi efetivado ao longo de todo o processo investigativo através da análise de conteúdo. Os principais resultados da investigação permitem problematizar as condições de possibilidade de transformação das práticas profissionais e perspetivar os contextos de trabalho como espaços e tempos próprios para os professores trabalharem em conjunto, encorajando à experimentação de novas gramáticas pedagógicas suportadas numa cultura de colaboração. O estudo realizado mostra uma tensão na docência entre discursos e intenções, pois percebe-se que, por vezes, o que dizem fazer num contexto profissional onde prevalece um padrão de trabalho isolado e uma cultura individualista, em termos de estratégias em sala de aula e fora dela, é condicionado por perspetivas e orientações de grupos formais e informais que influenciam os seus valores e crenças e condicionam formas de se assumirem perante si e perante os outros, como transmissivos e individualistas, ligados a uma forte cultura pedagógica tradicional.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação contínua de professorespt_PT
dc.subjectProgramas de formaçãopt_PT
dc.subjectPadrões de trabalhopt_PT
dc.subjectCultura de colaboraçãopt_PT
dc.titleFormação e trabalho: tradição e inovação nas práticas docentespt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
Aparece nas colecções:FEP - Artigos em actas / Papers in proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TrabalhoDocenteEFormacao_Vol_I-6.pdf630,73 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.