Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/22225
Título: Comunicação/linguagem matemática e caraterísticas das crianças do 1º ciclo do ensino básico
Autor: Lima, Sandra Maria Gomes
Orientador: Xavier, Maria Raul Lobo
Palavras-chave: Literacia Matemática
Comunicação Matemática
Linguagem Matemática
Construção de Conceitos
Dificuldades na Matemática
Data de Defesa: 25-Set-2013
Resumo: O presente trabalho surge como a materialização de uma reflexão, realizada ao longo de vários anos de prática docente no 1º Ciclo do Ensino Básico, sobre comunicação e linguagem matemática em sala de aula. Este documento centra-se num conjunto de questões que atravessaram e atravessam a prática letiva, resultado da análise de pequenos acontecimentos, tarefas e experimentações matemáticas ocorridas em sala de aula. Uma vez que a minha experiência profissional também beneficiou, ao longo dos anos, da minha participação enquanto formadora de professores em exercício, no âmbito da matemática, aspetos relacionados com a formação contínua de professores são também abordados. Em ambas, as vertentes, se verifica a preocupação e uma reflexão continuada sobre questões ligadas à comunicação e linguagem, em especial matemática. Parte-se de alguns exemplos da prática, que promoveram a discussão com outros colegas da docência sobre a forma como as crianças e professores lidam e comunicam matemática em sala de aula. Destas partilhas ressaltaram algumas preocupações que justificam a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre esta temática, identificando algumas dificuldades na matemática associadas a questões de linguagem e comunicação. Procura-se, assim, ao longo deste documento, explorar o tipo de comunicação que se faz em sala de aula. Para isso reuniu-se uma série de teorias, algumas ligadas ao desenvolvimento da criança, outras à construção de conceitos matemático/científicos, e outras ligadas às diferentes formas de comunicação, procurando esclarecer se a linguagem matemática utilizada é adequada ao nível de desenvolvimento da criança.
This work appears as the embodiment of a reflection conducted over several years of teaching practice in de 1st cycle of basic education on communication and mathematical language classroom. This paper focuses on a set of issues that crossed and crossing the teaching practice, the result of the analysis of small events, tasks and trials occurred in mathematics classroom. Since my professional experience has also benefited over the years from my participation as a trainer of teachers in practice, within the mathematical aspects related to the training of teachers are also addresses. In both strands, it verifies the concern and continued reflection on issues related to language and communication, especially mathematics. It starts with some examples of practice that promoted discussion with other colleagues teaching on how children and teachers deal and communicate mathematics in the classroom. These shares highlighted some concerns that justify the need to deepen the knowledge about this issue, identifying difficulties in mathematics associated with issues of language and communication. Wanted, well, throughout this document, explore the kind of communication that is done in the classroom. For that met a number of theories, some related to child development, the construction of other mathematical concepts and scientific, and other linked to different forms of communication, seeking to clarify the mathematical language used is appropriate to the development level of the child.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/22225
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Comunicação_Linguagem Matemática e Caraterísticas das C.pdf569,59 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.