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dc.contributor.advisorCardeal, Nuno-
dc.contributor.authorCazaux, Inès-
dc.date.accessioned2017-05-18T09:48:34Z-
dc.date.available2017-05-18T09:48:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22135-
dc.description.abstractThe thesis presented in the form of a case study aims to address the challenges that a Portuguese fashion company, Dielmar, faces in building up its competitive advantage over time. The case serves as a teaching instrument; it provides students the necessary tools to analyze the strategic frameworks. Therefore, they will apply general principles and theories to a specific situation. The case is focused on the analysis of resources and capabilities’ development taking into account external shocks and internal changes. Dielmar Company operates in the menswear premium market. It is a fashion designer, producer and distributor of menswear garments through its own label but it also produces for other brands as a contract manufacturer. As the 21th century dawned, Dielmar sensed threats in the Portuguese menswear manufacture industry and found out opportunities in the menswear market. In order to seize these opportunities and to manage threats, Dielmar decided to launch its own brand by using, upgrading its resources, and adding new ones. Indeed, it has adapted its activities by developing high-quality garments and sustaining its traditional craftsmanship. Those dynamic capabilities showed how Dielmar has integrated its resources to make them relevant to achieve a sustainable competitive advantage. The company became more vertically integrated and follows this strategy seeking a higher degree of verticalization with investments in the direct-to-customer channels. Its vision is to be recognized as Menswear Company of excellence striving for brand consolidation. Indeed, Dielmar is becoming more a fashion brand than a subcontractor.pt_PT
dc.description.abstractEsta tese é apresentada na forma de um caso de estudo, tendo o objectivo de retratar os desafios que uma empresa Portuguesa na industria da moda, Dielmar, enfrenta ao longo do tempo para construir a sua vantagem competitiva ao. Este caso serve como um instrumento de ensino, providenciando as ferramentas necessárias para analisar enquadramentos estratégicos. Consequentemente, estes irão aplicar princípios e teorias gerais a uma situação especifica. O caso é focado na análise do desenvolvimento de recursos e capacidades, tendo em consideração choques externos e mudanças internas. A Dielmar opera no segmento premium de vestuário masculino. Esta desenha, produz e distribui o vestuário masculino através da sua própria marca, como também produz para outras marcas como fabricante por contratado. Com o despontar do século 21, Dielmar começou a sentir as ameaças que o mercado português apresentava na industria de manufatura de vestuário masculino. De forma a capitalizar as oportunidades e a gerir as ameaças, Dielmar decidiu lançar a sua própria marca, melhorando e adicionando novos recursos. Desta forma, tem vindo a adaptar o seu negócio ao desenvolver vestuário de alta qualidade e ao sustentar a alfaiataria tradicional. Estas capacidades dinâmicas mostram como a Dielmar tem vindo a integrar os seus recursos de forma a obter uma vantagem competitiva sustentável. A empresa adotou uma estrutura mais verticalmente integrada e segue a sua estratégia através de um maior nível de verticalização, com investimentos em canais diretos ao consumidor. A sua visão é de vir a ser reconhecida como uma companhia de excelência na produção de vestuário masculino, lutando assim para uma consolidação da marca. Ao seguir esta estratégia, Dielmar está a seguir na direção de uma marca de moda ao invés de um subcontratado.pt_PT
dc.language.isoengpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.titleDielmar : strategic case study in the Portuguese Fashion Industrypt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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