Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/22051
Título: Um olhar sobre o Espólio Ningyö Jöruri do Museu do Oriente : marionetas japonesas contadoras de histórias na Coleção Knomk On
Autor: Martins, Raquel Maria Gonçalves
Orientador: Barrento, António
Palavras-chave: Ningyō Jōruri
Bunraku
Kwok On
Marioneta
Puppet
Data de Defesa: 13-Fev-2017
Resumo: O presente trabalho pretende contribuir para o conhecimento e divulgação do teatro de marionetas japonês e da cultura japonesa, através do estudo do conjunto de marionetas de vara oriundas do Japão do Museu do Oriente em Lisboa. Até à data estes objectos nunca foram estudados, existindo poucas fontes sobre os mesmos, o que justifica a sua análise. Com esta dissertação, temos como objectivo dar um contributo para o conhecimento e entendimento das peças estudadas, delineando o caminho para uma futura exposição das mesmos ao público. Para tal, procedemos a uma contextualização do surgimento e evolução do teatro de marionetas do ponto de vista histórico, analisámos as características gerais das marionetas e da performance, aprofundámos o papel dos diferentes intervenientes, reflectimos sobre as temáticas abordadas nas peças e comparámos a colecção com outras a nível internacional. Procurámos também aprofundar o conhecimento sobre a colecção Kwok On e sobre a aquisição dos objectos estudados. O teatro é uma arte universal e transversal a várias culturas, que permite expressar sentimentos e contar histórias, ajudando a compreender o outro e a entender os desígnios do universo. O Ningyō Jōruri reflecte vários aspectos culturais, merecendo por isso uma apreciação cuidada e detalhada, para um melhor entendimento e conhecimento da cultura japonesa. Para a realização desta investigação, procedemos para além da análise dos objectos nas reservas a trabalho de campo no Japão, bem como a extensa consulta bibliográfica sobre a matéria e a vários contactos internacionais.
The present work aims to contribute to the knowledge and spread of the japanese puppet theatre and the japanese culture, through the study of the collection of japanese rod puppets, from the Orient Museum in Lisbon. Until the present these objects were never studied and there are very few sources about them, which justifies their analysis. With this dissertation, we purpose to contribute to the knowledge and understanding about the studied items, preparing the way to a future exhibition to the public. To accomplish this, we’ve proceeded to a contextualization of the appearance and evolution of the puppet theatre in Japan, from an historical point of view, we’ve also analysed the general characteristics of the puppets and the performance, investigated the role of the different participants, reflected about the thematic of the plays and we’ve also compared the collection with others worldwide. Our aim is also to improve the knowledge about the Kwok On collection and the acquisition of the objects. Theatre is a universal art, transversal to different cultures, that allows to express feelings and to tell stories, helping to understand the other and the plans of the universe. Ningyō Jōruri represents several cultural issues, deserving consequently a proper and extensive examination. To accomplish this investigation, behind the analysis of the objects we carried out field work in Japan, as well as extensive bibliographic consultation and several international contacts.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/22051
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação 2016 Raquel Martins.pdf.pdf48,26 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.