Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/22050
Título: Auto-liderança e performance : uma investigação sobre liderança e auto-liderança em ambientes organizacionais
Autor: Ferro, Nuno Salvador Sena Pais de Oliveira
Orientador: Ilharco, Fernando
Palavras-chave: Liderança
Inteligência Emocional
Auto Liderança
Espiritualidade
Motivação
Leadership
Emotional Intelligence
Self-Leadership
Spirituality
Motivation
Data de Defesa: 9-Mar-2017
Resumo: Este relatório de estágio aborda o fenómeno da liderança e auto liderança. Pretende-se, através da exploração do conceito de liderança, entender se é possível um indivíduo auto liderar-se e, assim sendo, de que formas se pode fazê-lo e como poderá afectar os nossos comportamentos, a nossa prestação. Esta investigação aborda o fenómeno da liderança e os vários estilos associados, assim como a inteligência emocional, de forma a identificar alguns indicadores que se permitam a exploração do conceito de auto liderança. Podemos afirmar que a liderança já foi razoavelmente estudada nas comunidades académicas, e já muito sabemos acerca deste fenómeno, apesar de muitas questões ainda estarem sem resposta ou sem base empírica. Uma destas questões refere-se à auto liderança e à necessidade de nos gerirmos a nós próprios. Com cada vez mais liberdade, com a necessidade de tomar inúmeras decisões e reagir correctamente aos vários contextos que nos rodeiam, torna-se no mínimo importante sermos capazes de gerir os nossos pensamentos, emoções e comportamentos, de forma a sermos bem-sucedidos nas acções e escolhas que tomamos. Uma boa auto liderança, como veremos, pode ajudar uma pessoa a ir mais facilmente ao encontro da sua espiritualidade, dos seus objectivos e sonhos, do indivíduo que se quer ser. Quando precisamos de motivação, quando estamos emocionalmente instáveis ou precisamos de confiança, auto liderar-nos eficazmente pode afectar positivamente os nossos pensamentos e, consequentemente, os nossos comportamentos. Esforçar-nos por nos auto liderarmos pode ser vantajoso para a nossa vida pessoal e profissional. Naturalmente, atendendo ao tipo de trabalho e contexto no qual foi realizado, concede-se mais foco à sua possível relevância em contextos profissionais e organizacionais. Esta investigação, assente na revisão da literatura apontada, baseia-se também na realização de oito entrevistas semi-estruturadas a elementos da equipa da agência de comunicação Porter Novelli Portugal.
This internship report explores leadership and self-leadership phenomena. It is intended, through the exploration of the concept of leadership, to perceive if it is possible for an individual to lead himself and, therefore, in which ways can someone lead himself/herself and how can that affect our behaviors, our performance. This investigation explores leadership phenomena and it´s various styles, as well as emotional intelligence, in order to identify some indicators that allow the exploration of the notion of self-leadership. We can say that leadership was reasonably studied by academic communities and we already know much about this phenomena, notwithstanding that many questions are unanswered or without empirical basis. One of this questions refers itself to self-leadership and the need to manage our ownselves. Since in nowadays we have more and more freedom, needing to make countless decisions and reacting accurately to each context that surrounds us in our everyday life, it becomes important for us to be capable of managing our own thoughts, emotions and behaviours, in a way that the actions and choices we make are well succeed. A good self-leadership, as we will see, may help an individual to respond to its’ spirituality, its’ goals and dreams, more easily. When we need motivation, when we are emotionally unstable or need to get some confidence, efficient self-leadership may affect positively our thoughts and, hence, our behaviours. Striving to lead our ownselves may be advantageous for our personal and professional life. Naturally, because the type of work and the context in which it was made, we conceed more focus to it´s possible relevance in professional and organizational contexts. This investigation, founded on the literature review pointed, is also based on eight semistructured interviews made to the members of team of Porter Novelli Portugal Communication Agency.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/22050
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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