Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/21963
Título: A comunicação como fator motivacional: estudo de caso no ramo da relojoaria
Autor: Silva, Marta Fabiana Cunha e
Orientador: Monarca, Adélia
Fernandes, Joana
Palavras-chave: Comunicação
Motivação
Organização
Colaboradores
Communication
Motivation
Organization
Employees
Data de Defesa: 10-Fev-2017
Resumo: A motivação é um conceito com diferentes dimensões e cada vez mais valorizado no mundo das organizações. São vários os estudos que salientam as relações entre a comunicação e a motivação. Este trabalho tem como propósito geral investigar a importância que a comunicação interna tem na motivação organizacional, através de um estudo de caso realizado numa empresa no ramo da relojoaria. A opção metodológica assumida revelou-se a mais ajustada aos objetivos do estudo e também permitiu uma análise mais adequada do contexto real de trabalho. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas aos colaboradores internos da organização. Perante a relevância desta temática e tendo em conta os objetivos estabelecidos, tornou-se pertinente analisar algumas questões relacionadas com este tema, das quais se destacam a forma como uma gestão adequada vai contribuir para a motivação dos colaboradores e consequentemente se o tipo de comunicação utilizada tende a influenciar a motivação dos colaboradores e ainda, identificar quais os tipos de comunicação que as chefias utilizam para motivar a sua equipa e se esta comunicação interna tem influência no sucesso da empresa. Da análise dos dados, salientam-se algumas fragilidades evidenciadas ao nível das práticas da comunicação organizacional interna e por outro lado, que os colaboradores valorizam uma correta e clara comunicação por parte dos líderes. De destacar também, a perceção existente entre a possível relação da eficácia da comunicação com os resultados gerais da empresa.
Motivation is a multi-dimensioned concept, each day more appreciated in the organizations. There are multiple studies that empathizes the relationships, specially between communication and motivation. This essay pretends to investigate the importance of internal communication to the organizational motivation, through a case study performed in a company of watch commercialization. The chosen methodology as revealed to be the most accurate to the study´s purposes and has also allowed a most suitable analysis of the real work context. Were realized semi-guided interviews to the internal employees of the organization. Due to the importance of this subject and considering the established objectives, it was necessary to analyze some issues linked to this theme, amongst the ones the most relevant is the way that a proper management reflects on the employees motivation and, thereafter, if the type of communication used tends to influence the teams motivation, as well to identify which form of communication is used by the management to motivate their teams and also if this internal communication has influence on the company’s success. From the data analysis, it´s possible to notice some frailties regarding the organizations internal communication, as well as the appreciation given by the employees to a clear and objective communication, from the leadership crew. It´s also very important to emphasize the perception between the potential connection of the efficiency of the communication and the company’s general results.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/21963
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R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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