Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/21250
Título: A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER
Autor: Ramos, Margarida Ghira
Orientador: Brandão, Nuno Goulart
Palavras-chave: Comportamento Organizacional
Gestão Participativa
Novas Tecnologias
Comunicação Interna
Intranet
Organizational Behavior
Participative management
New technologies
Internal communication
Data de Defesa: 19-Dez-2016
Resumo: A cultura e o comportamento organizacional definem aquilo que é uma organização e o que representa para os seus colaboradores. Como os dois conceitos estão estreitamente ligados, sofrem alterações em simultâneo sempre que existe a presença de mudanças nas organizações. A utilização de uma tecnologia é um indicador de mudança social e cultural. Sendo as organizações feitas de e para pessoas, o seu conforto, satisfação e integração são elementos prioritários numa organização para que isso se traduza num desempenho positivo, o que se torna numa vantagem competitiva. A comunicação deixou de fazer parte dos bastidores e passou a ser atriz principal das organizações, assumindo o papel relevante de mediadora entre a organização e os seus colaboradores. Com a crescente implementação das novas tecnologias na sociedade, a dinâmica organizacional mudou e a comunicação interna digital ocupou um lugar de destaque na estratégia de comunicação das organizações, graças a algumas das suas virtudes: rapidez, simplicidade e flexibilidade. A Intranet é um bom exemplo do que referi, já que possui a capacidade de interligar indivíduos, independentemente do espaço geográfico, permitindo uma interação dinâmica. O presente estudo tem como objetivo geral perceber qual o significado que a Intranet da Unicer tem para os seus colaboradores, analisando se esta se encontra em sintonia com as suas necessidades e expectativas e qual é o seu contributo como promotora de motivação, de forma a estimular uma participação ativa e um envolvimento constante na dinâmica organizacional.
A cultura e o comportamento organizacional definem aquilo que é uma organização e o que representa para os seus colaboradores. Como os dois conceitos estão estreitamente ligados, sofrem alterações em simultâneo sempre que existe a presença de mudanças nas organizações. A utilização de uma tecnologia é um indicador de mudança social e cultural. Sendo as organizações feitas de e para pessoas, o seu conforto, satisfação e integração são elementos prioritários numa organização para que isso se traduza num desempenho positivo, o que se torna numa vantagem competitiva. A comunicação deixou de fazer parte dos bastidores e passou a ser atriz principal das organizações, assumindo o papel relevante de mediadora entre a organização e os seus colaboradores. Com a crescente implementação das novas tecnologias na sociedade, a dinâmica organizacional mudou e a comunicação interna digital ocupou um lugar de destaque na estratégia de comunicação das organizações, graças a algumas das suas virtudes: rapidez, simplicidade e flexibilidade. A Intranet é um bom exemplo do que referi, já que possui a capacidade de interligar indivíduos, independentemente do espaço geográfico, permitindo uma interação dinâmica. O presente estudo tem como objetivo geral perceber qual o significado que a Intranet da Unicer tem para os seus colaboradores, analisando se esta se encontra em sintonia com as suas necessidades e expectativas e qual é o seu contributo como promotora de motivação, de forma a estimular uma participação ativa e um envolvimento constante na dinâmica organizacional.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/21250
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de Mestrado Católica FINALpdfa.pdf11,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.