Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O uso de simuladores no ensino de redes : um estudo de caso no ensino profissional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201647281.pdf18.3 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Vivemos numa época de massificação das tecnologias de informação e comunicação. Esta massificação tem vindo a alterar o modo como comunicamos, como acedemos e produzimos informação e, consequentemente, o processo de ensinoaprendizagem. As aprendizagens ocorrem, cada vez mais, para lá do espaço e tempos escolares. Neste contexto, um desafio da escola atual vai no sentido de usar a tecnologia disponível como um instrumento que torne os conteúdos mais atrativos, compreensíveis e motivadores e, desta forma, promova as aprendizagens. No que concerne ao ensino de redes informáticas, esta evolução tecnológica, aliada a uma forte componente abstrata dos conteúdos abordados e aos constrangimentos com recursos, que impossibilita a disponibilização dos laboratórios de informática desejáveis, dificultam uma aprendizagem ativa, eficaz e independente de conteúdos revestidos de uma forte componente prática. Assim, este relatório procura, por um lado, descrever experiências pedagógicas desenvolvidas ao longo do nosso percurso profissional e, por outro, dar um contributo no sentido de ultrapassar alguns dos constrangimentos elencados, através de um estudo de caso, com uma turma do primeiro ano do curso profissional de Técnico de Audiovisuais da Escola Profissional Amar Terra Verde, no âmbito da lecionação do módulo de Redes e Protocolos da disciplina de Sistemas de Informação Multimédia. Neste estudo foi utilizado um simulador de redes da Cisco (Packet Tracer) cujos resultados nos levam a constatar o impacto significativo no robustecimento da estrutura cognitiva da maior parte dos alunos, evidenciado que o uso deste tipo de software poderá contribuir para uma aprendizagem significativa, atendendo a uma metodologia de cariz construtivista.
We live in a time of widespread use of information and communication technologies. This massive spread has been changing the way we communicate, how we access and produce information and, consequently, the teaching-learning process. The acquisition of knowledge occurs increasingly beyond school place and school time. Therefore, the challenge of the present-day school goes towards the use of the available technology as a tool that makes the most attractive, intelligible and motivating contents. With regard to the teaching of computer networks, this technological development, combined with a strong abstract component of the approached contents and with the resources constraints, which prevents the availability of the computer labs we want, hinders an active and efficient learning, independent from the contents lined by a strong practical component. Thus, this report aims, on the one hand, to describe the teaching experience developed during our professional path and, on the other hand, to help overcoming some of the listed constraints, through a study case, with a first year class of the vocational course, Audio-visual Technician, from Vocational School Amar Terra Verde, within the Networks and Protocols module of the discipline Multimedia Information Systems. This study used a Cisco network simulator (Packet Tracer) whose results lead us to realize the significant impact on strengthening the cognitive structure of most students, showing that the use of this kind of software may be built for a meaningful learning, in response to a constructivist-oriented methodology.

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue