Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/19539
Título: Um processo de desenvolvimento pessoal e profissional
Autor: Santos, Susana Maria Dias dos
Orientador: Oliveira, Irene
Data de Defesa: 7-Mai- 17
Resumo: Este relatório de estágio insere-se no curso de Mestrado em Enfermagem na Especialização Enfermagem Médico-Cirúrgica e comporta a abordagem aos três módulos de estágio desenvolvidos: Assistência Pré-Hospitalar, Cuidados Intensivos e Serviço de Urgência no período de 10 fevereiro a 11 de novembro de 2014. Tem por objetivos: a análise crítica e reflexiva dos objetivos/competências adquiridas e atividades desenvolvidas. A metodologia selecionada é a critico-reflexiva e descritiva. Face às necessidades pessoais e profissionais definidas para a aquisição de competências são descritas e fundamentadas situações vivenciadas junto do utente, família e equipa multidisciplinar. As intervenções e reflexões foram ao encontro das situações problema identificadas nos diferentes módulos bem como as atividades desenvolvidas de onde ressalva a análise e descrição das Aprendizagens Profissionais enquanto Enfermeiro Especialista, e a Gestão de Cuidados e de Recursos em Enfermagem. A par da prática exercida são apresentados trabalhos elaborados nomeadamente o Registo das Ativações em contexto de Assistência Pré-Hospitalar e Sala de Emergência bem como um Estudo de Caso. É dada ênfase: aos Registos de Enfermagem, na procura da melhoria e eficiência dos cuidados prestados; à Comunicação com o Doente Crítico na procura de estratégias de uma assistência holística melhorando técnicas comunicacionais, interpretando as necessidades e dificuldades do doente em estado crítico, rumo à satisfação e excelência do cuidar; e às Reflexões Ético Deontológicas que regem a profissão de Enfermagem, procurando a reflexão sobre várias temáticas nomeadamente o Consentimento em Saúde, Passagem de Turno Junto dos Utentes e Privacidade dos Utentes no Serviço de Urgência, tendo por fundamento a humanização dos cuidados. O desenvolvimento de uma ação de formação sobre Avaliação da Dor no Doente Crítico colmatou com a exposição do trabalho desenvolvido presente e descrito neste relatório. O desenvolvimento destas temáticas explana os resultados alcançados no estágio que considero amplamente conseguidos considerando este percurso de aprendizagem muito enriquecedor. Destaco o desenvolvimento do projeto de Intervenção sobre Avaliação da Dor pela transmissão de conhecimentos aos profissionais de Saúde e pela melhoria da qualidade da prestação de cuidados que se refletiu na prática clínica diária da equipa de Enfermagem. A aprendizagem não é estanque pelo que, de futuro procuro enquanto Enfermeira Especialista a melhoria da qualidade, a eficácia e humanização dos cuidados prestados.
This report is part of the Nursing Master's Specialization course in Medical-Surgical Nursing and involves the approach to the three stage modules developed: Prehospital Care, Intensive Care and Emergency Department in the period from February 10 to November 11, 2014. The objectives are: a critical and reflective analysis of the objectives/skills acquired and developed activities. The selected methodology is the critical-reflective and descriptive. In view of personal and professional needs defined for the acquisition of skills are described with reasoning situations experienced with the user, family and multidisciplinary team. Interventions and reflections were meeting the problem situations identified in the different modules as well the developed activities where there is a review of Learning Professionals as Nurse Specialist, and the Management of Care and Resources in Nursing. In addition the exerted practice are presented elaborate works including the Register of Activations in the context of Pre-Hospital Care and Emergency Room and a Case Study. Greater relevance is given: to Nursing Records, in the search for improvement and efficiency of care; to the Communication with The Critical Illness, in the search for strategies in a holistic assistance improving communication techniques, interpreting the needs and difficulties of the patient in critical condition, towards satisfaction and excellence of care; to Ethical Reflections and ethics governing the profession of nursing, looking reflection on various themes including the Consent to Health, Pass Shift Along the Users and Privacy of Users in the ER, and on the grounds of compassionate care. The development of a teaching program on Pain Assessment in Critical Illness has filled with the exhibition of this work and described in this report. The development of these themes shows the results achieved in stage what I consider largely achieved considering this route very enriching learning. I stress the development of intervention project on Pain Assessment by transmitting knowledge to health professionals and improving the quality of care, as reflected in daily clinical practice of nursing team. Learning does not stop, so in the future I want, as Nurse Specialist, improve the quality, effectiveness and compassionate care for the patient.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/19539
Aparece nas colecções:ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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