Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18832
Título: Lideranças mais profissionais e melhoria das escolas
Autor: Matias Alves, José
Palavras-chave: Escola
Gestão
Profissionalização
Governança
Data: 2015
Citação: MATIAS ALVES, José - Lideranças mais profissionais e melhoria das escolas. In I Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”, Porto, Portugal, 23-24 Julho 2015. MACHADO, Joaquim (coord.) - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional. Porto: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia, 2015. ISBN 978-989-99486-0-0. Vol. I – Comunicações Livres. p. 54-65
Resumo: Nesta comunicação sustentam-se as teses seguintes: i) as escolas são organizações hipercomplexas; ii) esta hipercomplexidade foi acentuada com o processo de agregação generalizada das escolas; iii) a hipercomplexidade coloca desafios acrescidos às lideranças das escolas; iv) por outro lado, os diretores das escolas veem-se enredados entre a subordinação hierárquica aos poderes centrais e a subordinação democrática ao conselho geral; v) as políticas de delegação de competências nos municípios vêm instituir novos modelos de governança implicando simultaneamente os poderes centrais, os poderes locais e os poderes das escolas. Neste cenário, defende-se uma profissionalização da gestão das escolas e dos agrupamentos através da criação de uma carreira própria que empodere os diretores e lhes possibilite uma maior capacidade de autorização e intervenção.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18832
Versão do Editor: http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/ATAS_VOL_I.pdf
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