Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18811
Título: Relatório de estágio
Autor: Ferreira, Rita Isabel da Silva
Orientador: Azevedo, Ângela Maria Pereira e Sá
Palavras-chave: estágio curricular
aquisição de competências
orientação multidisciplinar
curricular internship
acquisition of competencies
multidisciplinary orientation
Data de Defesa: 27-Mai-2015
Resumo: O presente estágio curricular realizado em consonância com as exigências do Mestrado de Psicologia da Educação, decorreu num contexto educacional, nomeadamente, no Agrupamento de Escolas de Maximinos (AE Maximinos). O estágio teve inicio no dia 25 de setembro de 2013 e terminou no dia 25 de julho de 2014. Neste período, a estagiária cumpriu um total de 440. Esta experiência teve como finalidade dotar o estagiário de competências, quer ao nível da prática da psicologia, aprofundando conhecimentos e novas aprendizagens, quer ao nível social e humano inerente a esta profissão, que lhe permitiram responder adequadamente a situações-problema que possam surgir em contexto educacional. Neste sentido, o período de estágio foi constituído por diversas atividades de observação, bem como, atividades de intervenção individualizada e em grupo. As atividades que a estagiária teve oportunidade de desenvolver estavam associadas a necessidades apresentadas pela instituição que careciam de resposta. Deste modo, das atividades desenvolvidos em grupo destacou-se o programa “Caminhar a par e de mãos dadas”, devido ao seu teor social e por ter sido construído na integra pela estagiária, e o programas de Orientação Vocacional para 9º ano, devido á sua relevância social e profissional, bem como, à importância atribuída a este programa de desenvolvimento por parte do AE Maximinos. Além das atividades em grupo foram também acompanhados três alunos, dos quais se destacou o caso da Marta Ferreira. Assim, acredita-se que a realização deste estágio permitiu a aquisição de conhecimentos e competências fundamentais para a prática futura desta profissão: Psicólogo da Educação.
This curricular internship carried out in line with the requirements of Educational Psychology Master, took place an educational context, particularly in Maximinos Group of Schools (AE Maximinos). The internship began on September 25 of 2013 and ended on 25 July of 2014. In this period, the trainee completed a total of 440. This experiment aimed to provide the trainee skills, both in terms of psychology practice, deepening knowledge and new learning, both in social and human level inherent in this profession, which enabled it to respond appropriately to problem situations that may arise in context educational. In this sense, the internship period was made up of several observation activities, as well as individualized intervention and group activities. The activities that the trainee had the opportunity to develop were linked to the needs presented by the institution that needed an answer. From the activities developed in group the program "Walking in pair hand in hand", stood out because of its social content and because it was built in full by the trainee and the Vocational Guidance programs for 9th year, due to their social and professional relevance, as well as the importance attributed to this development program by the AE Maximinos. In addition to the group activities were also accompanied three students, from these Marta Ferreira’s case was highlighted. Thus, it is believed that the completion of this stage allowed the acquisition of knowledge and fundamental skills to the practice of this profession in the future: Educational Psychologist.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18811
Aparece nas colecções:FF - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio Rita Ferreira.pdf12,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.