Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18809
Título: Os jogos como método de aprendizagem de vocabulário nas aulas de espanhol como língua estrangeira : (ELE)
Autor: Rodrigues, Lara Mónica Antunes Ribeiro
Orientador: Fernández Soneira, Ana María
Palavras-chave: Jogos
ensino-aprendizagem
vocabulário
ELE
lúdico
Juegos
enseñanza-aprendizaje
vocabulario
ELE
lúdico
Games
teaching-learning
vocabulary
FLT
play
Data de Defesa: 28-Mai-2015
Resumo: Num momento em que o estudo de uma segunda língua é tão indispensável para o mundo do trabalho e para a valorização pessoal, é necessário repensar uma forma eficaz e interessante de aprendizagem da mesma. Logo, estando nós numa época de apogeu das novas tecnologias e onde é recorrente o aparecimento de metodologias cada vez mais modernas, torna-se imprescindível renovar também os métodos utilizados. É, por isso, neste contexto que surge esta investigação, a qual pretende apresentar uma proposta válida e fundamentada para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Partindo de uma perspetiva histórica, nela analisar-se-á, essencialmente, a importância e os benefícios da utilização dos jogos como método de aprendizagem de vocabulário, tendo, para isso, como base a prática pedagógica supervisionada, realizada numa escola pública do concelho de Braga. Assim, nesta investigação será defendida a necessidade de promover o caráter lúdico e polivalente dos jogos, os quais permitem introduzir, rever e praticar todo e qualquer tipo de conteúdo de uma forma mais motivadora e interessante. Além disso, comprovar-se-á igualmente a multiplicidade de jogos que podem ser utilizados, sendo, ainda, apresentadas algumas propostas para diferentes temas. Por fim, descrever-seão os resultados e conclusões obtidos, após a implementação do estudo.
Hoy en día el estudio de una segunda lengua es indispensable para el mundo del trabajo y para la valoración personal, por lo que se hace necesario repensar una forma eficaz e interesante de aprenderla. Además, en una época álgida para las nuevas tecnologías y en la que es recurrente la aparición de metodologías cada vez más modernas, es imprescindible renovar también los métodos utilizados. En este contexto surge esta investigación, la cual pretende presentar una propuesta válida y fundamentada para la enseñanza-aprendizaje de una lengua extranjera (LE). Partiendo de una perspectiva histórica, en estas páginas se analizarán, sobre todo, la importancia y los beneficios de la utilización de los juegos como método de aprendizaje de vocabulario, utilizando, para eso, la Práctica Pedagógica Supervisionada (PPS), realizada en un colegio de Braga. Así, será defendida la necesidad de promover el carácter lúdico y polivalente de los juegos, los cuales permiten introducir, revisar y practicar cualquier tipo de contenido de una forma más motivadora e interesante. Además, se comprobará igualmente la multiplicidad de juegos que pueden ser utilizados, presentando a mayores algunas propuestas para diferentes temas. Finalmente, serán descritos los resultados obtenidos y las conclusiones alcanzadas, después de la implementación del estudio.
At a time when learning a second language is so essential for professional and personal development, it is mandatory to rethink second-language learning processes more effectively. As we live in an era in which new technologies abound and more modern teaching methodologies constantly arise, it is also indispensable to modernize those very teaching methods themselves. It is, thus, in this context that this research arises, as it aims at giving a valid and reasoned proposal to teach and learn a foreign language (FL). From a historical perspective, I will revise the importance and the benefits of using games as a method of vocabulary learning; this revision will be backed up by our teaching experiences as performed in a public school of Braga. Thus, in this research will be defended the urge to promote the playful and multipurpose function of using games in teaching as they are able to introduce, review and practice different sorts of linguistic content in more motivating and interesting ways. Moreover, the multifariousness of games that can be used in teaching will also be tested and some proposals for different subjects will be presented. After implementing the study, some conclusions and final results will be described.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18809
Aparece nas colecções:FF - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Lara.pdf8,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.