Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18766
Título: Large companies’ relevance in trade missions : impact on SMEs : a qualitative study on Portuguese trade missions
Autor: Silva, Sofia Bernardo Fernandes Martins da
Orientador: Cardeal, Nuno
Data de Defesa: 28-Out-2015
Resumo: Competing in international markets used to be almost exclusive of large companies. Nowadays, this idea is utterly outdated and the internationalization of small and mediumsized enterprises is the order of the day. Governments acknowledged the importance of helping these companies in their path towards external markets, especially in the current moment, in which the effects of the European debt crisis are affecting the business community. Trade missions are part of the export promotion programs – state-owned or private - which have the ultimate goal of leveraging internationalization of firms. This dissertation intends to go deeper in the research on trade missions, trying to understand the role of large firms and their possible contributions for these export promotion tool. For that purpose, interviews were conducted to Portuguese export promotion agencies, large companies and SMEs. It was observed large companies are frequent participants of these events and they help in the promotion of the missions both in Portugal and in the host countries, having a similar role to government members. Despite that, we found small and medium-sized enterprises do not have much direct benefits from the interaction with larger companies. Networking between large firms and SMEs has much more potential than what is verified in current trade missions and should be encouraged.
Competir em mercados internacionais costumava ser algo exclusivo das grandes empresas. Contudo, hoje em dia, esta ideia está ultrapassada e a internacionalização das pequenas e médias empresas é uma prioridade. Os governos de vários países reconheceram a importância de apoiar estas empresas na sua entrada em mercados externos, principalmente neste momento em que a crise da Zona Euro está a afetar a comunidade empresarial. As missões comerciais fazem parte dos programas de apoio às exportações - de carácter público ou privado - cujo principal objetivo é fornecer incentivos à internacionalização das empresas. A presente dissertação pretende aprofundar o estudo sobre missões comerciais, tentando compreender o papel das grandes empresas e as suas possíveis contribuições para esta ferramenta de apoio às exportações. Para este efeito, foram realizadas entrevistas a agências de promoção de exportações, a representantes de grandes empresas e a representantes de PME portuguesas. Observou-se que as grandes empresas são participantes assíduas neste tipo de missões e que são úteis para a promoção das mesmas, tanto em Portugal como no país de destino, tendo uma função semelhante à dos membros do governo. Apesar disto, verificou-se que as pequenas e médias empresas não estão a retirar benefícios diretos significativos da interação com as grandes empresas. O networking entre grandes empresas e PME tem um potencial bastante mais elevado do que o verificado nas missões comerciais atuais e deverá ser incentivado.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18766
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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