Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18755
Título: Relatório de atividade clínica
Autor: Pinto, Marlene Andrade
Orientador: Bexiga, Filipa Alexandra dos Santos
Palavras-chave: Atividade Clínica
Medicina Dentária
Diagnóstico
Anamnese
Relação médico-paciente
Clinical Activity
Dentistry
Diagnostic
Anamneses
Doctor-Patient Relationship
Data de Defesa: 29-Jul-2015
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no domínio do curso de Mestrado Integrado de Medicina Dentária, na Área Disciplinar de Monografia e Experimentação da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional das Beiras. Enquadra o período vivenciado em atividade clinica de 8 de setembro de 2014 a 8 de Maio de 2015. Tem como objetivo a descrição e reflexão autocrítica sobre as atividades práticas desenvolvidas em ambiente clínico universitário e a ilustração a nível epidemiológico (género, faixa etária, profissão, morada, número de escovagens diárias, utilização do fio dentário, número de dentes perdidos, hábitos alcoólicos e tabágicos, motivos da primeira consulta) do total dos pacientes observados. Permite também a contabilização da quantidade de atos clínicos efetuados pelo binómio 98 com distinção dos atos presenciados como operador e assistente. Reúne igualmente os atos clínicos diferenciados, e experimentados nas diferentes Áreas disciplinares que compõem o curso de Mestrado Integrado de Medicina Dentária. A metodologia aplicada é baseada na avaliação de todos os pacientes observados durante o 1º e o 2ºsemestres, sendo que os dados recolhidos são introduzidos numa base de dados em documento Microsoft Office Excel®2013 (Microsoft®, EUA). Assim, é nos permitido a realização da caracterização geral da amostra, e a análise dos pacientes por Área Disciplinar, sem critérios de exclusão, dado que limitaria o número de casos observados. Durante o curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária, pretende-se em cada unidade curricular a obtenção de conhecimentos e competências que, permitirão a prática da medicina dentária suportada por uma base sólida. Toda a atividade prática vivenciada em ambiente clínico no curso de Mestrado Integrado de Medicina Dentária é essencial na medida que permite o desenvolvimento de valores, a aquisição de conhecimentos e capacidades, e a aprendizagem da construção da relação médico – paciente fundamental à formação de um profissional de saúde.
This report was developed for the curricular area of monograph and experimentation from the Catholic University of Portugal – Beiras Regional Centre. It reports my clinical activities from September 8 2014 to May 8 2015. It´s main goal is the description and auto critical reflexion of the practical activities developed in a clinical university environment and it´s epidemiological illustration ( genre, age, profession, address, daily teeth brushing, use of dental floss, number of lost teeth, alcohol consumption and tobacco, first consult motive)from all the observed patients. It also quantifies the number of clinical acts performed by group 98 distinguishing those acts preformed as an operator or as an assistant. It englobes and characterizes differentiated clinical acts and performed in the different curricular areas that make up the Integrated Master´s on Dentistry. The methodology used for the elaboration of this report is based on the evaluation of all the patients observed by group 98. The patients data gathered during the 1º and 2º semester were inputted into a Microsoft Office Excel®2013 (Microsoft®, EUA) document. The database allows for the general characterization and analysis of the patients per curricular area, without exclusion criteria, as they limit the number of observed cases. During the course master’s degree in dentistry, the main goal of each of this areas is the gathering of knowledge and competences that may allow, in the future, for a solid practice in Dentistry. All practical activity experienced in a clinical environment during the Master´s on Dentistry, is essential for it allows the development and acquisition of knowledge and capacity’s, and the learning skills necessary for improving doctor-patient relationship, a fundamental aspect and a much needed skill for any caregiver.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18755
Aparece nas colecções:ICS(V) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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