Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18571
Título: Educação, cultura e gestão do currículo local : um estudo de caso
Autor: Machava, Paulino Albino
Orientador: Baptista, Isabel
Barbosa, Adérito
Palavras-chave: currículo, currículo local
línguas locais e ligação escola/ comunidade
curriculum, local curriculum
local languages and the connection School-Community
Data de Defesa: 21-Jul-2015
Resumo: O presente trabalho corresponde a uma Tese elaborada no âmbito do curso de doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento de Pedagogia Social. O estudo em referência teve como objetivo geral compreender como é que a escola faz a gestão do currículo local de modo a valorizar a cultura local e que os alunos aprendam os valores da sua comunidade. A realização do estudo teve como base de referência empírica as Escolas Primárias Completas de Muegane e 25 de Junho, ambas situadas na cidade de Nampula. O estudo foi desenvolvido em torno de quatro vertentes: perceção dos membros da comunidade escolar sobre o ensino do currículo local; gestão do currículo do ensino básico, com enfoque nos 20% do currículo local; grupos etnolinguísticos presentes nas escolas e, por último, entender como é feita a ligação entre a escola e a comunidade. A investigação levou à construção de um quadro teórico fundamentalmente centrado na área de Pedagogia Social, enquanto ciência da educação que enquadra a educação nas suas diferentes modalidades (formal, não formal e informal). Procurou-se igualmente clarificar os conceitos de cultura, currículo, currículo local e gestão curricular. Os resultados recolhidos e analisados permitiram concluir que existe uma diferença entre o currículo prescrito e o currículo praticado nas escolas; nas escolas não existem procedimentos institucionalizados para o ensino do currículo local; as interações produzidas no processo de ensino e aprendizagem não promovem o uso das línguas locais e a ligação escola comunidade é um elo importante na resolução dos problemas da escola. Estes dados sugerem a necessidade de uma maior aproximação entre as culturas escolares e as culturas comunitárias.
The present research corresponds to a thesis done in the field of PhD in Educational Science, deeply in the area of Social Pedagogy. The main objective of the research is to analyse how the curriculum local management is structured in its process of cultural contextualization in the Mozambican Primary Education. The study has as empiric reference base: Muegane Primary school and 25 de Junho Primary School both located in Nampula city. The activities that were done consisted of: understanding what the local curriculum means for the different actors in the learning and teaching process, identifying the local existing cultures at the two schools, understanding how the management of 20% of the local curriculum is done at primary schools, and finally analyse how the connection between the school and the community is conducted. The study was done based on four areas: the perception of the school members about the learning of the local curriculum, the management of the curriculum at secondary education, based on the 20 of the local curriculum, the ethnolinguistic groups existing at schools and finally the link between the school and the community. The research guided the implementation of the literature review analysing the area of social pedagogy, while Pedagogical and Social Science and as an historical construction that involves education in its different systems (formal, not formal and informal) that looks for clarifying not only the concepts of: cultures, curriculum, local curriculum, curriculum management. Through the results collected and analysed we could conclude that there is a difference between the prescribed curriculum and the curriculum that is used at schools, at schools there are no institutionalised procedures for the local curriculum Teaching, the interactions that come from Teaching-Learning process do not promote the use of local languages and the connection between the school and the community is an important tool for the resolution of the school problem. These data suggest the need of a great approach between the school cultures and the community cultures.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18571
Aparece nas colecções:FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL DE DOUTORAMENTO_PaulinoMachava_16_05_2015_FINAL.pdf3,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.