Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18491
Título: A gestão de equipas multidisciplinares : um estudo de caso sobre a acção educativa em contexto do PIEF pela inclusão social
Autor: Coelho, Fernando Ferreira
Orientador: Sarmento, Manuel
Palavras-chave: Integração escolar
Equipa educativa multidisciplinar
Culturas ocupacionais
Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade
Schooling integration
Multidisciplinary educational team
Occupational culture
Multidisciplinarity and interdisciplinarity
Data de Defesa: 2011
Resumo: As dificuldades dos alunos, face à escola, decorrentes da sua condição sóciofamiliar, económica e cultural, conformam um conjunto de problemáticas que condicionam o seu desempenho e integração escolar, provocando o desnivelamento das condições de acesso às oportunidades de sucesso educativo. Trata-se de um universo de alunos de proporções significativas e de composição heterogénea que coloca um desafio maior à escola e aos professores. Face à natureza sócio-educativa das problemáticas, os professores, no isolamento da sala de aula, ancorados numa cultura profissional de pendor individualista, combinada com uma cultura organizacional burocrática, não possuem a estrutura organizativa nem a capacidade para produzir as respostas necessárias à resolução dos problemas. Uma equipa educativa multidisciplinar, de composição multiprofissional, pelo conjunto de competências e saberes que agrega, constitui uma estrutura potente de combate ao insucesso escolar: introduz mudanças significativas na organização do trabalho pedagógico, na cultura ocupacional e no desenvolvimento profissional dos professores e nos resultados escolares dos alunos, contrapondo à tradicional e conservadora cultura individualista, uma cultura de trabalho colectivo orientado para os alunos, com ênfase no acompanhamento de proximidade, nas relações humanas e nos afectos. Esta equipa multidisciplinar privilegia as dimensões organizacionais que estruturam a acção para o desenvolvimento comunitário e em rede, a colegialidade, a interdisciplinaridade, a individualização da acção educativa e a promoção de uma liderança partilhada.
The difficulties of the students regarding school, due to their specific social, family, economic and cultural context, give origin to a problematic that conditions their performance and integration in the school, causing an unbalanced access to the opportunities of educational success. This situation concerns a significant universe of students with heterogeneous composition, which seriously challenges the school itself and its teachers. In view of the socio-educational pattern of such problematic, the teachers, within the characteristic classroom isolation, and anchored in an individualistic professional millieu, combined with a bureaucratic organizational culture, do not have the required structures nor the capacity to provide the necessary answers towards a positive solution of the problems raised. Therefore, we want to suggest that only a multidisciplinary educational team, which is at its core multiprofessional, since it combines a plurality of competence and knowledge, will be able to create a powerful structure against educational failure. This team will be able to introduce meaningful changes in the organization of pedagogic work, in the occupational culture, and in the professional progress of the teachers, as well as in the students results, thus offering against the traditional individualistic culture, a new culture of collective student oriented work, based on proximity and affection. Such multidisciplinary team will privilege a new organizational dimension that constructs the structure towards a form of community and networking development, collegiality, interdisciplinarity, educational action and the promotion of a shared leadership.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18491
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdf9,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.