Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18490
Título: O impacto da (dis)sonância parental no desenvolvimento psicossocial das crianças e jovens com necessidades educativas especiais
Autor: Sousa, Teresa Cláudia Ribeiro Gonçalves de
Orientador: Ponte, Filomena Ermida da
Palavras-chave: Estilos Parentais
Necessidades Educativas Especiais
(In)sucesso escolar
Parenting styles
Special Needs Education
Academic (in)success
Data de Defesa: 2011
Resumo: Os pais são essenciais para o desenvolvimento das crianças, pois constituem o primeiro contexto em que estas interagem. As condições fornecidas por eles vão condicionar a preparação dos filhos para integrarem outros contextos, em especial, a escola. Há estudos que inclusivamente sugerem que os estilos parentais estão na base das diferenças de motivação para as aprendizagens académicas, por parte dos alunos. A qualidade das interacções pais/ filhos é ainda mais importante quando as crianças revelam necessidades educativas especiais, já que podem minimizar ou agravar as dificuldades intrínsecas dos menores. Os estilos educativos parentais- autoritário, autorizado e permissivo (indulgente ou negligente)- têm sido alvo de investigação e relacionados com os resultados académicos, pessoais e sociais das crianças, tendo o Estilo Parental Autorizado (ou democrático), consistentemente, revelado melhores resultados ao nível das diversas áreas de desenvolvimento, e o Estilo Parental Negligente demonstrado, sempre, os piores resultados. Assim, perante o grupo de alunos com Necessidades Educativas Especiais com o qual trabalhamos, interessamo-nos por saber se os resultados académicos destes estão relacionados com os estilos educativos adoptados pelos seus encarregados de educação. Este trabalho pretende, assim, inquirir acerca da percepção sobre o estilo educativo que os encarregados de educação dos alunos com N.E.E. da Escola Básica e Secundária de Machico consideram como mais adequado para educar. Para isso, seleccionaram-se dois grupos de encarregados de educação que constituem a amostra: um grupo representativo de todos os encarregados de educação dos alunos com N.E.E. da EBS de Machico e um grupo restrito de mães de seis alunos, também com N.E.E., que revelam grande insucesso educativo e problemas de comportamento acima da média.
Parents are essential to the development of children, because they are the first context in wich they interact. The conditions provided by them will condition the preparation of minors to integrate into other contexts, like school. Some studies even suggest that parenting styles are the basis of student motivational differences. The quality of parent/ children interactions is even more important when kids have special educational needs, since it seems that the lack of quality may contribute to minimize or exacebate children's inherent difficulties. Parenting styles- authoritarian, authoritative and permissive (indulgent and negligent)- have been related to academic achievement, personal and social competence in children, and the authoritative (or democratic) style has revealed, consistently, better results in all developmental areas, in all group of children and teenagers, being the negligent parenting style the one that got, always, the worst results. Before the group of pupils with special educational needs with whom we work, we were interested to know if their results are related to the parenting styles adopted by their parents. This study intends to inquire about the perception of parents of students with special educational needs, in Escola Básica e Secundária de Machico, on what parenting style is considered as more appropriate to educate. Therefore we have selected two groups of caregivers that constitute the sample of our study: a representative group of all parents/ caregivers of children with special educational needs attending our school and a group of six mothers of students, all with special educational needs children who reveal higher levels of school failure and behaviour problems.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18490
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