Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18471
Título: Relatório de estágio
Autor: Antunes, Anabela Teixeira
Orientador: Alves, Paulo
Melo, Pedro
Palavras-chave: Diretores de Turma
Educação para a Sexualidade em Meio Escolar
Empoderamento Comunitário
Encarregados de Educação
Saúde Escolar
Form Teachers
Sexuality Education in Middle School
Community Empowerment
Parents
School Health
Data de Defesa: 12-Fev-2014
Resumo: A Enfermagem Comunitária desenvolve uma prática global centrada na Comunidade, apoiada por um perfil de competências específicas. Este relatório, elaborado para defesa do título de Mestre em Enfermagem Comunitária, visa descrever de forma resumida, clara e reflexiva o percurso desenvolvido em 3 módulos de estágio, bem como as competências desenvolvidas segundo o Regulamento de Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária, nomeadamente o planeamento em saúde, a gestão de programas e projetos, a capacitação de grupos e comunidades e a vigilância epidemiológica, no âmbito da Saúde Escolar. Pretende-se com o mesmo mostrar o meu desenvolvimento pessoal e profissional, o cumprimento de legislação e a aquisição e aumento de conhecimentos de grupos/comunidade. A elaboração do Diagnóstico de Situação, no módulo I, que permitiu conhecer a perceção de docentes de um Agrupamento de Escolas, relativamente aos acidentes não intencionais dos alunos nesse agrupamento; a elaboração do Diagnóstico de Situação, no módulo II, que permitiu conhecer as necessidades dos Diretores de Turma e Encarregados de Educação dos alunos do 7º ano de outra Escola, no âmbito da Educação para a Sexualidade em Meio Escolar e sua legislação, intervindo mediante as mesmas, no módulo III. Deste modo, desenvolvi o projeto: Educação para a Sexualidade: um Contexto de Capacitação Comunitária, com a finalidade de promover uma Gestão Comunitária mais eficaz no âmbito da Educação para a Sexualidade, nessa escola, tendo em conta o foco de atenção Gestão Comunitária e 3 dimensões diagnósticas: Papel Profissional (Diretores de Turma), Papel Parental (Encarregados de Educação dos alunos do 7º ano) e Processo de Tomada de Decisão (alunos do 7º ano). Para tal, recorri a diversas estratégias e atividades, de onde se destacam reuniões, a elaboração de um Manual para Professores e ações de educação para a saúde para Encarregados de Educação, onde o Empoderamento Comunitário esteve presente, para se obter efetivos ganhos em saúde, com as populações referidas. Tornou-se exequível avaliar o impacto deste projeto através de indicadores de resultado, que demonstraram a sua eficácia e importância com aumento de ganhos em saúde, onde a intervenção do Enfermeiro Especialista se revelou fundamental ao nível da aquisição de conhecimentos/mudança de comportamentos destas populações. Contribuiu-se assim para uma Gestão Comunitária mais eficaz, com um papel profissional e um papel parental mais eficaz, no âmbito da Educação para a Sexualidade em Meio Escolar, tendo em conta a legislação vigente, no âmbito desta temática
Community Nursing develops a global practice focused on Community, supported by a specific competence profile. This report, prepared for the defence of my thesis, as Master in Community Nursing, aims to describe in a brief, clear and reflective way, 3 training modules, as well as the skills developed in accordance with the Regulation of Powers of Community Nurse Specialist, Health Planning, in particular health planning, management programs and projects, empowerment of groups and communities, epidemiological surveillance in the context of School Health. The same aims to show my personal and professional development, compliance with legislation and the acquisition and increase of knowledge about community/groups. The elaboration of the diagnosis of the situation, in module I, allowed to know the perception of teachers of a group of schools for unintentional injuries of students in school; the preparation of a diagnosis of the situation elaborated in Module II that helped identify the needs of the form teachers and parents of students of the seventh grade in a different school, under the Sexuality Education in School and its legislation to verify the needs detected in this module, both populations mentioned, intervened by the same, in module III. In this way, developed the project: “Education for Sexuality: a context of community empowerment”, in order to promote a more effective Community Management within the framework of education for sexuality, in this school, taking into account the focus community management and diagnostic dimensions: professional role (Directors of Class), parental role (guardians of the students of the 7th year) and decision-making (the 7th year students). For this, resorted to various strategies and activities, which include meetings, elaboration of a Manual for teachers and health education for parents, where the community empowerment was present, in order to obtain effective health gains, with the people mentioned. It became feasible to evaluate the impact of this project through result indicators, which have demonstrated their effectiveness and importance with increased gains in health, in this context, where the intervention of the Nurse Specialist in Community and Public Health Nursing has proved instrumental in the acquisition of knowledge/behaviour change of these populations. This contributed to a more effective Community Management and a more effective professional and parental role, within the framework of education for school-based sexuality, taking into account the legislation in force, within this theme.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18471
Aparece nas colecções:ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório para Tese - final.pdf10,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.