Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18462
Título: A inclusão do aluno com Síndrome de Williams : da teoria à prática mediante uma relação de dádiva
Autor: Fernandes, Agostinha da Conceição Machado
Orientador: Ponte, Filomena
Palavras-chave: Necessidades Educativas Especiais
Síndrome de Williams
Inclusão
Dádiva
Educational Special Needs
Syndrome of Williams
Inclusion
Gift
Data de Defesa: 28-Mar-2014
Resumo: A síndrome de Williams (SW) é uma rara desordem do desenvolvimento neurológico associado a um fenótipo físico e comportamental característico. Esta síndrome foi descrita, em 1961, por Williams et al que identificaram um grupo de crianças com estenose aórtica supravalvular, défice cognitivo e características faciais peculiares (“face de duende”). Beuren et al descreveram a síndrome referindo a natureza amigável dessas crianças e, mais tarde, incluíram as anomalias dentárias e estenose da artéria pulmonar periférica. Posteriormente, outros autores associaram a SW à hipercalcemia idiopática. A SW não é transmitida geneticamente e não apresenta causas ambientais, médicas ou influência de fatores psicossociais. Partindo do princípio epistemológico de que a dádiva é uma noção que adquire inteligibilidade na medida em que se recupera a intencionalidade dos sujeitos dessa relação e, de acordo com uma metodologia de caráter qualitativo, procurou-se investigar a presença da dádiva nas relações que um aluno com SW estabelece com os seus pares e as professoras no contexto da intervenção educativa. A partir do caso concreto de um aluno com SW, considerando o enquadramento teórico da SW e as áreas fortes dos alunos com esta síndrome, procurou-se avaliar os benefícios da inclusão destes alunos no ensino regular, bem como o impacto das suas áreas fortes no estabelecimento de relações sociais e no seu desempenho escolar. Finalmente, analisou-se a adequação do Programa Educativo Individual do aluno em estudo com as orientações teóricas apontadas pela literatura atual.
The syndrome of Williams (SW) is a disorder of the neurological development associated to a physical and behavioral characteristic phenotype. This syndrome was described, in 1961, by Williams et al who identified a group of children that suffered from supravalvular aortic stenosis, cognitive deficit and peculiar facial characteristics (“elf`s face”). Beuren et al described the syndrome by referring to a friendly nature of these children and, later, they included the dental anomalies and the stenosis of the pulmonary peripheral artery. Later, other authors associated the SW to the idiopathic hypercalcemia. The SW is not genetically transmitted and it doesn´t show environmental and medical causes or the influence of psychosocial factors. Starting from the epistemological principle that gift is a notion that acquires intelligibility in a way that the subjects` intentionality is recovered from that relationship and, according to a qualitative methodology, we tried to investigate the presence of the gift in the relationships that a student that suffers from SW establishes with the others and the teachers in the educational context of the intervention. From the specific case of a student with SW, and taking into account the theoretical framework of SW and the strong areas of the students with this syndrome, we tried to evaluate the benefits of the integration of these students in the regular teaching, as well as the impact of their strong areas in the establishment of social relations and in their scholar performance. Finally, we analysed the adequation of the Individual Educational Program of the student that is “being studied” with the theoretical orientations mentioned in the modern literature.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18462
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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