Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18446
Título: Desafios da conservação e restauro de arte contemporânea : a importância da documentação e o caso da obra de João Pedro Vale
Autor: Magalhães, Inês Alexandra de Morais Correia de
Orientador: Castro, Laura
Palavras-chave: Arte Contemporânea
Imaterialidade
Conservação
Restauro
Documentação
Contemporary Art
Immateriality
Conservation
Restoration
Documentation
Data de Defesa: 2-Jul-2012
Resumo: Dadas as particularidades da arte actual, como a diversidade de materiais utilizados, manifestações artísticas e a integração de vertentes imateriais — dimensão conceptual — urge a necessidade de documentação adequada a esta realidade, nomeadamente no que se refere à conservação e restauro, pelo que se desenvolveu Desafios da Conservação e Restauro de Arte Contemporânea: a Importância da Documentação e o Caso da Obra de João Pedro Vale. Foram objectivos deste estudo a apresentação das problemáticas associadas a esta área profissional, a demonstração da importância do contacto com os artistas, implementação de modelos sistemáticos de documentação, elaboração de um modelo de documentação capaz de colmatar a falta de informações essenciais a intervenções, assim como a sua aplicação a um caso complexo sem qualquer estudo semelhante desenvolvido até à data. O modelo elaborado foi aplicado ao estudo de caso de um conjunto de seis obras de diferentes tipologias — escultura, fotografia, instalação, performance, pintura e vídeo — criadas por João Pedro Vale, pertencente a uma geração emergente de artistas nacionais. A sua utilização de diversos materiais pouco usuais e elevada conceptualização processual, capazes de caracterizar as problemáticas da arte contemporânea, são factores que devem também ser ponderados com vista à correcta conservação e fruição das obras. Através de entrevista foi possível a fixação da história das peças e intenções face a eventuais intervenções. Os resultados revêm-se na fundamentação teórica das problemáticas abordadas e na elaboração do modelo documental, capaz de responder à complexidade do trabalho do artista, e cuja aplicação é possível a outras obras e autorias com características semelhantes às identificadas. A multiplicidade de intenções registadas, assim como variantes de âmbito conceptual, únicas em cada peça, levam a concluir que a documentação e o contacto com os artistas são necessários ao completo entendimento das obras, essencial ao registo de indicações relevantes ao estabelecimento de metodologias de intervenção assim como para posteriores investigações acerca do trabalho do artista.
Due to the actual art particularities, as the diversity of materials used, artistic manifestations and immaterial issues integration – as the conceptual dimension – it becomes necessary adaptable documentation to this reality, namely on what refers to conservation and restoration, reason why it was developed Conservation and Restoration Challeges on Contemporary Art: the Documentation Importance and the Study-case of João Pedro Vale’s Work. The main goals of this study were to present contemporary art conservation and restoration related problematic, to proof the significance of the contact with artists, the need to apply for systematic documentation models, the development of a documental model capable to bridge the need of intervention essential information, as well as its’ application to a complex case with no anterior similar developed study. The documentation model was applied to a set of six works of art with different typologies — sculpture, photography, installation, performance, painting and video — created by João Pedro Vale, that belongs to an emergent generation of national artists. His utilization of unusual diverse materials and the high procedural conceptualization, capable to characterize contemporary art problematic, are shown as factors that must be weighted in order to the correct conservation and art fruition. Through interview it became possible the fixation of the works history and his intentions towards eventual interventions. The results are shown by the theoretical grounding of the approached problematic and by the documentation model developed, capable to respond to the artist’s work complexity, and which application is possible to other works and authorships with similar identified characteristics. The multiplicity of recorded intentions, as well as conceptual dimension variants, unique on every work of art, leads to conclude that the documentation and contact with artists are necessary to the total knowledge of works of art, and essential to the relevant intervention methodology indications registration, as well as to further investigations about the artist.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18446
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations



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