Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18418
Título: As necessidades educativas especiais do aluno surdo com implanate coclear : relatório de atividade profissional
Autor: Ribeiro, Maria Helena Afonso
Orientador: Ponte, Filomena Ermida da
Palavras-chave: relatório de atividade profissional
necessidades educativas especiais
professor
surdez
implante coclear
professional activity report
special needs
teacher
deafness
cochlear implant
Data de Defesa: 7-Mar-2014
Resumo: Este trabalho tem como propósito traçar o nosso percurso profissional e assenta no pressuposto de que a prática docente encerra em si um vasto conjunto de ações e desafios que contribuem para a reflexão e análise das dificuldades e dos obstáculos enfrentados, bem como dos êxitos alcançados. Assim, fazemos uma breve abordagem à educação especial, sua evolução ao longo do tempo e refletimos sobre alguns conceitos a ela inerentes. Aludimos ao papel do professor enquanto agente educativo, traçamos o seu perfil profissional e realçamos a importância da formação para melhor responder aos desafios da educação de crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Com base no nosso Curriculum Vitae descrevemos todo o nosso percurso profissional, dando especial ênfase aos sete últimos anos nos quais desempenhamos funções docentes na área da educação especial. Centramo-nos no caso de um aluno surdo profundo com implante coclear, que frequenta o 7º ano de escolaridade, por se tratar de uma experiência deveras significativa. Fazemos uma abordagem teórica à problemática da surdez, suas técnicas de reabilitação e versamos sobre as implicações desta no desenvolvimento linguístico da criança, bem como na aquisição e incremento da leitura e da escrita. Apresentamos um plano de intervenção para fomentar as áreas mais deficitárias do aluno surdo e expomos algumas orientações de trabalho que se constituem como facilitadores substanciais na sua aprendizagem.
This work has as purpose to draw our professional path and is based on the assumption that the teaching practice in itself contains a broad set of actions and challenges that contribute to the reflection and analysis of the difficulties and obstacles encountered, as well as the successes achieved. Thus, we make a brief approach to special education, its evolution over time and reflect on some concepts inherent to it. The role of the teacher will secede while educational agent, we have sketched your professional profile and emphasize the importance of training to better respond to the challenges of children education with special educational needs. Based on our Curriculum Vitae we describe our entire professional path, giving special emphasis to the last seven years in which we have played roles teachers in the area of special education. We focus on the case of a deaf student deep with cochlear implant, which frequents the 7th year of schooling, because it is a truly meaningful experience. We present a theoretical approach to the problem of deafness, their rehabilitation techniques and we focus about the implications of this for the linguistic development of the child, as well as the acquisition and increment of reading and writing. We present an intervention plan to promote the most deficient areas of the deaf student and expose some working guidelines that constitute substantial facilitators in their learning.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18418
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio atividade profissional-Helena Ribeiro.pdf2,88 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.