Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18383
Título: ActivoBank : a new market opportunity
Autor: Matos, Maria Marques Nunes de
Orientador: Pires, João Simão
Palavras-chave: Business Strategy
Segmenting
Targeting
Entrepreneurship
Online Banking
Estratégia empresarial
Segmentação
Empreendedorismo
Data de Defesa: 14-Jul-2015
Resumo: ActivoBank (AB) has identified a new business opportunity to diversify the bank’s offer within the business client segment. The project’s goal is to develop a portfolio of products and services targeting start-ups, micro and small enterprises (MSE). This case study presents the early steps of the business plan for the strategic diversification. Given the identified new business opportunity, market and customer analysis were made. Forecasts of the size and profitability of the target segment were prepared in order to assess its potential. The research confirmed the existence of an under-served segment in the banking industry. However at the same time, is not straightforward that the bank will succeed in targeting it. In line with this conception, a deeper, customer-centric and process-driven methodology is recommended. This process aims to ensure a better alignment between customer processes and financial services. This case study, however, does not reach any conclusion regarding whether or not the bank should invest on targeting this new segment.
O ActivoBank (AB) identificou uma nova oportunidade de negócios para diversificar a sua carteira de negócios para o segmento empresarial. O objetivo do projeto foi desenvolver um portfólio de produtos e serviços dirigidos a start-ups, micro e pequenas empresas. O caso de estudo apresenta os primeiros passos do plano de negócios tendo em vista a estratégia de diversificação. Dada a oportunidade de negócio, tanto o mercado como o cliente alvo, foram analisados. Foram calculadas previsões da dimensão e rentabilidade do segmento alvo, de forma a avaliar o seu potencial. A pesquisa efectuada, confirmou a existência de um segmento que não está a ser servido, adequadamente, pelo sector bancário. No entanto, não foram encontradas provas incontestáveis do sucesso do banco em servi-lo. Foi recomendado ao banco, que fizesse uma análise mais profunda do potencial cliente. A abordagem centrada no cliente e a metodologia orientada para os seus processos visa assegurar o alinhamento entre os processos do cliente com os serviços financeiros propostos pelo banco. O caso de estudo não foi conclusivo sobre se o banco deve investir na implementação do novo segmento ou retirar o projeto.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18383
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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