Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18334
Título: Sagres Radler case study : attracting non-beer consumers to the beer category
Autor: Paixão, Sara Maria Costa Neves
Orientador: Celeste, Pedro
Data de Defesa: 8-Jul-2015
Resumo: Sagres Radler is an extension of one of the two top beer brands in Portugal: Sagres. Sagres Radler is a lighter and less bitter beer with lemon juice and has been very successful since its launch. However, Sagres Radler still has a challenge to overcome in order to reach its maximum potential: how to attract the non-beer drinkers and enable them to participate in the “beer drinking moments”? This dissertation attempts to answer that challenge. This dissertations’ methodology was divided in two parts. Firstly, an online survey was conducted to estimate the percentage of people who do not like beer. This survey was a starting point for the second part of the market research, the in-depth interviews. The in-depth interviews were composed only of consumer who did not like beer. This thesis gives an insight of the beer and flavored beer market in Portugal. Furthermore, this thesis also gives understandings regarding the profile of this specific consumer segment in analysis. Moreover, from the market research some conclusion were drawn regarding the actual and the potential positioning of Sagres Radler compared with Somersby. This brand despite of belonging to a different beverage category (ciders) is perceived as a direct competitor. Finally, based on the market research, some conclusions were also reached concerning Sagres Radler’s potential promotional strategy. Some suggestions are made not only regarding the communication channels but also the attributes to be communicated to better reach the non-beer consumers.
Sagres Radler é uma extensão da marca Sagres, uma das duas maiores marcas de cerveja em Portugal. Sagres Radler é uma cerveja mais leve e com menos amargura dado que é uma mistura com sumo de limão natural. Esta submarca tem vindo a ter bastante sucesso. No entanto ainda necessita de ultrapassar um grande desafio para conseguir atingir o seu potencial máximo. O desafio que se coloca é o de atrair consumidores que não gostem de cerveja, proporcionando-lhes a integração dos mesmos nos momentos típicos de cerveja. Esta dissertação procura responder a esse desafio. A metodologia usada nesta tese divide-se em duas partes. Primeiramente, foi posto online um questionário cujo intuito era o de estimar a percentagem de consumidores que não gostem de cerveja. A segunda parte do estudo foi composta por entrevistas. Os entrevistados escolhidos eram exclusivamente não consumidores de cerveja. Esta tese proporciona um enquadramento relativamente ao mercado da cerveja e da cerveja com sabor, em Portugal. Não obstante, este estudo também contribui para uma melhor compreensão deste segmento de consumidores. As principais conclusões deste trabalho também passam pelo atual e potencial posicionamento de Sagres Radler comparativamente com Somersby, que apesar de pertencer a outra categoria de bebidas, apresenta-se como competidor direto de Sagres Radler. Por último, esta tese também apresenta conclusões relativas à potencial estratégia promocional de Sagres Radler. As sugestões apresentada dizem respeito não só aos canais de comunicação a usar, mas também ao atributos que devem ser comunicados para chegar aos consumidores que não gostam de cerveja.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18334
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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