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Título: Dealing with new purchasing habits : the case of SONAE MC and the seafood convenience market in Portugal
Autor: Vicenzotti, Andrea
Orientador: Celeste, Pedro
Palavras-chave: Convenience food
Seafood
Segmentation
New product development
Alimentos de conveniência
Peixe
Marisco
Segmentação
Desenvolvimento de novos produtos
Data de Defesa: 6-Jul-2015
Resumo: O processo de desenvolvimento de novos produtos pode ser extramente desafiante, quando uma empresa necessita expandir a sua oferta comercial em mercados com características e atributos particulares. A indústria alimentar de retalho portuguesa representa um destes casos, em que empresas líderes são forçadas a lidar com diversas dimensões, tais como estratégias dos concorrentes, negociações com fornecedores, pesquisas de mercado, logísticas de mercadoria, barreiras internas, prazos e orçamentos. “Dealing with new purchasing habits: the case of Sonae Mc and the Portuguese seafood market” é um caso de estudo que descreve a forma como a cadeia de hipermercados Continente opera no mercado de peixe e marisco de conveniência, com foco particular em produtos livres de serviço. Numa primeira fase, esta dissertação revela as principais teorias académicas e crenças sobre a forma como os consumidores escolhem produtos alimentares, focando-se principalmente na dimensão da conveniência. Numa segunda, oferece factos e números sobre as tendências no retalho alimentar na Europa e em Portugal. Assim, após a descrição do panorama no qual a empresa opera, o estudo de mercado desta dissertação providencia a contribuição mais relevante deste documento, segmentando os potenciais clientes da firma neste mercado em particular e identificando novas tendências e preferências que afectam esta indústria em constante mudança. O caso de estudo conclui-se com a utilização dos resultados da análise de mercado para conceber uma proposta prática de uma linha de produtos, que poderá possivelmente contribuir para os objetivos da empresa no curto prazo.
The thesis here presented embodies the final step of a 2-year-long process, begun with my decision to get a Master Degree in Portugal at Católica-Lisbon School of Business & Economics. Luckily, numerous people have supported me during this memorable journey. However, I believe that the most remarkable figures deserve to be mentioned for a special thanks. First and foremost, I would like to acknowledge Michele and Elisabetta. Since I was born, they have always respected and supported my personal decisions and my personality. They will always be a role-model for me, and I will never be thankful enough for what I have learned from them. For their specific contribution to the thesis, I would like to acknowledge my supervisor Prof. Pedro Celeste, Prof. Kyryl, Pedro Sá, Sonía and Luís, fundamental for the creation and the quality of the paperwork. I owe much gratitude also to Lucia and Alberto, which have accompanied me during this experience with an unparalleled help and closeness. They were revealed to be the greatest support the in the most difficult moments. Finally, from a broader note, I dedicate a special thanks to Católica mates Eusebio, Charly, Claudio and Riccardo for all the coffees and the time enjoyed together. And of course my flat mates Lorenzo, Jonas, Federico and Suichiro as well as the brandstormers João and Mariana, who all made my experience here in Portugal so special.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18284
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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