Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18281
Título: Ten-to-Ten : the reborn of traditional commerce : a case on marketing strategies for small retailers
Autor: Melo, Luís Miguel Abrantes Pereira de
Orientador: Marcos, Paulo
Data de Defesa: 8-Jul-2015
Resumo: The Portuguese retail market is characterized by high competition, evolution of distribution channels in terms of opportunities and decrease of consumer’s loyalty. In Portugal the main formats used by retailers are super and hypermarket, which in large part responsible for the disappearing of traditional small retailers. However, in the last years the market has witnessed the reborn of traditional commerce, even by the two main players. The mentioned trends have lead companies to find ways to differentiate from competition, and lock consumers in. Ten-to-ten was one of the first companies that appeared under this format, by 2009, and since then it has been able to grow in the city of Lisbon, but at the same time has struggled with obstacles on their path. The managers of the company were in front of a difficult decision of whether to consolidate the brand in Lisbon and overcome important obstacles or go to Porto while main competitors are still on an early stage on that city.
O mercado retalhista Português caracteriza-se por elevada competição, evolução das oportunidades em canais de distribuição e pelo decrescimento na lealdade dos consumidores. Em Portugal os principais formatos usados pelos retalhistas são os super e híper mercados, que são em grande parte responsáveis pelo desaparecimento dos pequenos mercados tradicionais. No entanto, os últimos anos testemunharam o renascimento do comércio tradicional, até por parte dos dois principais concorrentes do mercado português. As tendências já mencionadas levaram as empresas a encontrar formas de se diferenciarem dos concorrentes, e fidelizar os clientes. O Ten-to-ten foi uma das primeiras empresas deste formato, aparecendo em 2009, e desde então tem conseguido crescer em Lisboa, deparando-se ao mesmo com obstáculos no seu caminho. Os gestores da empresa estavam diante de uma difícil decisão de consolidar a marca em Lisboa e ultrapassar obstáculos urgentes, ou expandir para o Porto, onde os principais concorrentes estavam ainda numa fase inicial de expansão.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18281
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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