Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18263
Título: Football’s Fans relationship with the National Team : how to improve it? : the portuguese case
Autor: Domingues, Diana da Costa
Orientador: Celeste, Pedro
Palavras-chave: Football Fans
Portuguese National Football Team
Relationship Marketing
Segmentation
Loyalty
CRM Strategies
Fãs de Futebol
Seleção Nacional de Futebol de Portugal
Marketing Relacional
Segmentação
Lealdade
Estratégias de CRM
Data de Defesa: 7-Jun-2015
Resumo: Football fans have characteristics that differentiate them from other fans, such as the levels of loyalty and emotional connection to the teams. These fans are increasingly seeking to get closer to the teams and to be treated as customers, with appropriate strategies to their needs. The loyalty of football fans is more and more important to the success of teams. So, teams are paying more attention to the relationship with the fans and developing long-term relationship-building strategies. This study discusses the case of the Portuguese National Football Team that, besides this trend, has a transactional and sporadic relationship with fans. There is a focus on ticket sales and communicating only when there are matches. Thus, despite the Portuguese great passion for football and the connection to the team, which is considered a national symbol, their support is determined by the team's performance and has been very irregular. Therefore, the team's managers realized that they should take advantage of this emotional connection of fans, to improve the relationship with them and to develop a long-term relationship strategy. The study confirms that this is also the desire of football fans, who want to feel closer to the team, but who do not have very positive perceptions about the team and who do not show high levels of loyalty at the present moment. The conclusion is that managers should start by a characterization and segmentation of fans, which can be divided into three groups, according to their loyalty, and then create CRM strategies according to the needs and behaviours of each segment. Furthermore, some mechanisms must be implemented, such as activities of experiential marketing, an improvement in the team's media and a change in the team's identity.
Os fãs de futebol têm características que os diferenciam dos outros consumidores, como os níveis de lealdade e ligação emocional com as equipas. Estes fãs, cada vez mais, procuram sentir-se perto das equipas e pretendem ser tratados como consumidores, com estratégias adequadas às suas necessidades. A lealdade dos fãs de futebol é cada vez mais importante para o sucesso das equipas. Desta forma, os gestores das equipas estão a dar mais atenção à relação com os fãs e a desenvolver estratégias que visam estabelece relações de longo prazo. Este estudo aborda o caso da Seleção Nacional de Futebol de Portugal que, apesar desta tendência, opta por uma relação transacional e esporádica com os seus fãs. Existe um foco na venda de bilhetes e em comunicar apenas quando há jogos da equipa. Desta forma, apesar da grande paixão dos Portugueses pelo futebol e da sua ligação emocional à equipa, que é considerada um símbolo nacional, o seu apoio é baseado no desempenho desportivo da equipa e tem sido muito inconstante. Assim sendo, os gestores da equipa perceberam que devem aproveitar esta ligação emocional dos fãs, para melhorar a relação com eles, desenvolvendo uma estratégia de longo prazo. O estudo confirma que este é também o desejo dos fãs de futebol, que querem sentir-se mais perto da equipa, mas que atualmente têm percepções muito pouco positivas sobre a equipa e que não apresentam elevados níveis de lealdade. No final, conclui-se que os gestores devem começar por uma caracterização e segmentação dos fãs, que podem ser divididos em três grupos, de acordo com a sua lealdade, e em seguida, a criação de estratégias de CRM, de acordo com as necessidades e comportamentos de cada segmento. Além disso, devem também ser desenvolvidas várias atividades de marketing experiencial, deve haver uma melhoria nos meios de comunicação da equipa e uma mudança na identidade da equipa.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18263
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations



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