Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18238
Título: The sale of the Portuguese operations of Carrefour
Autor: Rocha, Miguel Vieira da
Orientador: Pires, João Simão
Palavras-chave: Merges
Acquisitions
Retailing
Carrefour
Fusões
Aquisições
Retalho
Data de Defesa: 8-Jul-2015
Resumo: In 2007, Carrefour decided to put up for sale their Portuguese operations, consisted of 12 hypermarkets, 11 licenses to open new stores and 8 gas stations. Many things were speculated during the process, but in the end Sonae ended up buying the operations for 600 million euros. This case study provides insights about the food retailing market at the time and an overview of the top 3 players in Portugal, Sonae, Auchan and Jerónimo Martins. The main goal of this thesis is a reflection about the advantages, disadvantages and what would happen if any of the other two would have bought it instead of Sonae. The financial situation of the companies is analysed, as well as their investments, their assets and their location, their portfolios and their strategies. In the end, there will be presented a conclusion about which company would have benefited the most from this deal. It is given in the case all the information the reader needs to have a clear vision of the market at the time, the companies and to draw his own conclusions about what happened and what could have happened.
Em 2007, o Carrefour decidiu pôr à vendas os seus ativos, que consistiam em 12 hipermercados, 11 licenças para a abertura de novos e 8 postos de combustível. Muito foi especulado durante este processo, mas no fim acabou por ser a Sonae a vencer, pagando 600 milhões de euros. Esta caso apresenta considerações sobre o mercado do retalho alimentar na altura e uma apresentação das 3 maiores empresas neste sector, a Auchan, a Jerónimo Martins e a Sonae. O principal objectivo desta tese é a reflecção sobre as vantagens, desvantagens e sobre o que teria acontecido se alguma das outras empresas, que não a Sonae, tivesse ganho a compra do Carrefour. É analisada a situação económica das empresas, os seus investimentos à época, quais os seus ativos e a sua disposição geográfica, os seus portfólios e as suas estratégias. No fim, para concluir, é defendido que uma das 3 empresas seria a mais beneficiada com este negócio. No caso é dada toda a informação que o leitor precisa para ter uma visão clara sobre o sector em 2007, sobre as empresas e sobre toda a informação que precisa para chegar às suas próprias conclusões sobre o que se passou e sobre o que se podia ter passado.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18238
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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