Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18199
Título: As fontes de Álvaro Pais no Livro I do Estado e Pranto da Igreja e na parte teórico-política do Espelho dos reis
Autor: Souza, José Antônio de C. R. de
Souza, Armênia Maria de
Palavras-chave: Álvaro Pais
fontes
Livro I do Estado e pranto da Igreja
Espelho dos reis
aristotelismo néoplatonizado
Data: 2014
Editora: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Teologia-Braga
Citação: Souza, José Antônio de C. R. de, e Souza, Armênia Maria de – As fontes de Álvaro Pais no Livro I do Estado.e.Pranto.da.Igreja e na parte teórico-política do Espelho dos reis. Theologica. Braga. ISSN 0872-234X. Nº 49 – 2ª série – Fasc. 1 (2014) 157-170.
Resumo: Neste artigo tencionamos ampliar os conhecimentos acerca dos textos das principais obras políticas de D. Frei Álvaro Pais O. Min., (1270/1349/52), a saber, o Livro I do.Estado.e.pranto.da.Igreja.e a parte teórico-política do Espelho dos reis. Indicaremos, sob a forma de quadros, os trechos que ele, ou resumiu ou copiou ipsis litteris ou ad sensum de tratados de outros autores, a quem considerava autoridades, mas, sem mencioná-los, ou ainda, a si próprio, como é o caso da parte teórico-política do Speculum regum. Ele fez isso, com vista a apresentar uma resposta, ancorada no aristotelismo néoplatonizado, ao De monarchia de Dante Alighieri e ao Defensor.da.paz de Marsílio de Pádua que, em seus tratados, visaram a demonstrar a autonomia da sociedade civil e do poder temporal e impedir qualquer interferência da Igreja no âmbito secular.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18199
Versão do Editor: joseacrs@gmail.com
Aparece nas colecções:RT - 2013 - vol. 048 - Fasc.1

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
souza.pdf292,5 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.