Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18183
Título: O uso de tablets no contexto educativo : que implicações ao nível das aprendizagens? : estudo de caso
Autor: Reis, Joaquim Fernando Oliveira
Orientador: Restivo, Francisco
Palavras-chave: Professor
Educador
Ensino
Tecnologias
TIC
Tablet
iPad
Dispositivos
Teacher
Educator
Education
Technologies
ICT
Tablets
Mobile devices
Data de Defesa: 10-Fev-2015
Resumo: Este trabalho surge como epílogo de um processo de formação no domínio do Ensino de Informática e que culminará com a obtenção do grau académico de Mestrado depois de o apresentar e defender. Depois de um percurso de dois anos de formação teórica e de uma experiência prática de estágio pedagógico realizado no Colégio de Albergaria, de que faço referência obrigatória também neste trabalho, decidi, levar por diante um estudo mais abrangente no âmbito do ensino da informática, mais especificamente tentar perceber quais as implicações ao nível das aprendizagens do uso de Tablets no contexto educativo. Nesse sentido começamos por desenvolver uma primeira parte teórica onde procuramos explanar no primeiro capítulo uma reflexão com base em algumas pesquizas bibliográficas sobre o que significa ser professor. No segundo capítulo descrevemos a nossa experiência prática de ensino supervisionada que realizamos no Colégio de Albergaria sobre a orientação da professora Mafalda Castanheira. No terceiro capítulo apresentamos o nosso estudo empírico que desenvolvemos no Colégio das Escravas no Porto, onde realizamos um estudo de caso com crianças do pré-escolar, com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, onde tentamos estudar o benefício do uso de Tablets na aprendizagem deste grupo específico de crianças. Em conclusão, os resultados obtidos no nosso estudo permite-nos afirmar que as crianças demonstram muito interesse, motivação e aptidão, para a utilização de Tablets em contexto de sala de aula/atividades.
This work is the epilogue of a training process in the area of ICT and which will culminate in a Master’s degree, after being presented and defended After a journey of two years of theoretical training and after the practise obtained through a pedagogical training in Colégio de Albergaria, to which I also had to make reference throughout this work, I decided to undertake a wider study in the area of informatics, more specifically, trying to understand what the implications of the use of tablets in the learning process are. Having this in mind, we started by developing a first theoretical part, in which we try to explain, in the first chapter, an opinion based in some bibliographic research, about what it means to be a teacher. In chapter two, we describe our practical experience during the training period in Colégio de Albergaria, under the orientation of the teacher Mafalda Castanheira. In chapter three, we present an empirical study developed in Colégio das Escravas in Porto, a case study with preschool pupils, aged between 5 and 6 years old, in which we tried to study the benefits of the use of Tablets in the learning process of this specific group. Summing up, the obtained results in our study allow us to state that children shoed interest, motivation and the needed skills for the use of tablets in a classroom context.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18183
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Completo Joaquim Reis.pdf7,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.