Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18182
Título: Ambientes virtuais no ensino de sistemas operativos cliente/servidor : um estudo de caso no ensino profissional
Autor: Costa, Edgar Manuel Faria da
Orientador: Cruz, Sónia
Data de Defesa: 15-Out-2014
Resumo: Nas últimas décadas, a área das Tecnologias de Informação e Comunicação foi a que mais desenvolvimento teve, nomeadamente na sua adoção e utilização nas organizações, e em quase todos os setores da vida humana, que têm procurado a aplicabilidade das novas tecnologias em vários contextos permitindo, assim, uma maior massificação das TIC. Na educação, as TIC passaram a ter um papel capital na evolução do processo ensinoaprendizagem passando a ter uma aceitação indiscutível pelos professores que as procuram introduzir nas suas práticas educativas, independentemente da sua disciplina ou área curricular. Assim, o presente relatório procura relatar as experiências pedagógicas desenvolvidas ao longo dos últimos anos e a investigação promovida no âmbito da utilização de softwares de virtualização de sistemas operativos em contexto letivo, procurando promover o estudo e o gosto pelas ciências da computação nos alunos e uma resposta às necessidades atuais que os professores têm na aplicação dos conceitos teórico-práticos do currículo das suas disciplinas. No final, procuramos aferir os resultados da introdução deste tipo de práticas na sala de aula e apuramos a riqueza pedagógica envolvida na exploração destes softwares por parte dos alunos permitindo um ensino alicerçado, contínuo e consolidado ao nível teórico e prático com o mercado de trabalho.
In recent decades, Information and Communications Technology was the area that evolved more, mainly because of its adoption and use in organizations and in almost all sectors of human life, which have pursued the applicability of new technologies in different contexts, allowing therefore the massification of ICT. In education, ICT started to play a major role in the evolution of the teaching-learning process, starting to have an unquestionable acceptance by teachers, who seek to introduce them in their educational practices, regardless of their discipline or subject area. Thus, this report seeks to describe an experience in the teaching of Information and Communications Technology in a professional context and account for the educational experiences developed over the past few years, as well as the research promoted in the use of OS Virtualization software in school context, seeking to stimulate the study and preference for computer sciences in the students and a response to current needs that teachers have in applying the theoretical and practical concepts of the curriculum of their disciplines. In the end, we seek to assess the results of the introduction of these practices in the classroom and find out about the pedagogical richness involved in exploiting this software by students, consenting on a grounded, ongoing and consolidated theoretical and practical education with the labour market.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18182
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final Edgar Costa.pdf8,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.