Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18160
Título: Tecnologias de informação e comunicação na Escola Secundária em Cabo Verde : perceções dos agentes educativos
Autor: Tomar, Alesandra Ramos
Orientador: Cardoso, Sílvia Maria Castro Fortes
Palavras-chave: Sociedade de Informação e do Conhecimento
Tecnologias de Informação e Comunicação
Ensino das TIC
Formação dos professores
Programa Mundu Novu
Data de Defesa: 12-Mai-2014
Resumo: Esta dissertação sobre “As Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária, em Cabo Verde - perceções dos agentes educativos”, é o culminar de um longo processo de formação iniciada que junta 1º e 2º ciclo de formação superior (Licenciatura e Mestrado), nos quais iniciamos a nossa especialização na Área Científica de Comunicação Multimédia, formação essa que pretendemos continuar na perspetiva de formação ao longo da vida. Assim, investimos na realização de um tema específico e muito pertinente para o nosso país - Cabo Verde. Neste, desenvolvemos uma discussão sobre a modernização tecnológica como determinação política para o estabelecimento de um sistema funcional de sistematização da informação e da comunicação disponível ao cidadão e sobre o cidadão, capaz de equacionar a integração Cabo Verde na Sociedade de Informação e do Conhecimento, com particular destaque para o setor da Educação e para as mudanças introduzidas e que vão da introdução das tecnologias no sistema de gestão educativa à sua exploração como recurso educativo e pedagógico. Ressaltamos, aqui, a sua existência como recurso pedagógico no ato de ensinar e de aprender, e no desenvolvimento de uma cultura colaborativa entre os membros da comunidade escolar particularmente os professores e os alunos. A Educação assume um papel importante no quadro de inovação tecnológica, ficando com a responsabilidade de integrar as TIC na gestão, no ensino e na formação de professores, bem como de capacitação material das estruturas para viver no mundo digital. Para isso, conta com programas específicos como o Mundu Novu, que atua para fazer chegar as inovações à sala de aula. A implementação das TIC, na escola, nos processos de ensino e de aprendizagem, e na formação de professores é um grande investimento que se encontra em curso, tendo havido experiências piloto, formação de professores e capacitação em equipamentos informáticos. Reconhecemos que o processo encontra-se numa fase inicial pelo que é preciso aumentar o número de equipamentos por usuário, capacitar os professores para a exploração de tecnologias educativas da Web 2.0 e Web 3,0, ultrapassando os limites das ferramentas do Office, da exploração atual da internet e trabalhar em profundidade a renovação das mentalidades e barreiras do ensino tradicional para colocar a informática ao serviço do ensino e da aprendizagem escolar. Acreditamos que em Cabo Verde está-se perante o início de uma grande caminhada que nos poderá colocar como membros ativos da Sociedade de Informação e do Conhecimento, na perspetiva de produtores ultrapassando o mero consumo das potencialidades existentes, conferindo à Educação Tecnológica um papel de relevo na sociedade caboverdeana, na formação e integração de atuais e futuros cidadãos, numa comunidade global, onde a informação e a comunicação se encontram à distância de um click.
This dissertation over “As Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária, em Cabo Verde - perceções dos agentes educativos”, is the culmination of a long process of formation initiated that joint 1rst, and 2nd cycle of higher formation (Graduation and Master´s degree), in which we initiate our specialization in Scientific area of Communication Multimedia, formation that we intend to continue in long life perspective. So we are investing in the realization of this specific subject, very important to our country - Cape Verde. In this subject we are developing a discussion over technology improvement as political determination to establish of a functional systematization of the information and the available communication to the citizen, capable to make possible the Cape Verde integration in the knowledge Information Society with particular emphasis to the Education and to the changes implemented and that go from introduction of technologies in education management system to his exploration as pedagogic and educative resource. We emphasize here his existence as a pedagogic source during the teaching and the learning process and in the development of a collaborative culture between the members of school community particularly teachers and the students. The education plays an important role in the context of technological innovation, leaving the responsibility to integrate the information communication technology in the management, teaching and teacher education as well as training material structures to live in the digital world. For this, it has specific programs such as «Mundu Novu», which acts to bringing innovation to the classroom. The implementation of ICT in schools, in teaching and learning, and teacher education is a great investment that is ongoing, having been pilots’ experiments, teacher education and training in computers equipment’s. There is a recognition that the process is at an early stage so we need to increase the number of devices per user, training teachers for the exploration of educational technologies of Web 2.0 and Web 3.0, exceeding the limits of the office tools, despite its great potential and work in deep renewal of attitudes and barriers of traditional education. We believe that in Cape Verde we are in the beginning of a long way that will connect our country as active member of the knowledge Information Society, in the perspective of producers overcoming the simple existence potentialities consumption giving to Technology Education a pivotal role in Cape Verdean society, in the formation and integration on the present and future citizens in the global community where the information and communication are at the distance of a click.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18160
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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