Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18154
Título: Matrizes e temática da música tradicional portuguesa no ensino vocacional : pertinência da adaptação para ensemble de sopros do 2º ciclo
Autor: Silva, André Manuel Pereira da
Orientador: Lourenço, Sofia
Data de Defesa: 24-Fev-2015
Resumo: A presente investigação tem como principal objetivo avaliar o papel que a música tradicional portuguesa assume na aprendizagem musical das crianças, indo ao encontro de autores de relevo que a destacaram ao longo dos anos como parte fulcral de uma iniciação musical bem sucedida. Mais concretamente, esta pesquisa procura averiguar até que ponto a disciplina de Ensemble de Sopros, enquanto prática de música de câmara, com todas as vantagens a ela associadas, se poderá assumir como um contexto altamente propício a essa inclusão. Depois de realizada uma revisão bibliográfica acerca das temáticas apresentadas, adoptou-se um design metodológico qualitativo, através da aplicação da técnica de inquérito consubstanciada num questionário a todos os alunos que frequentaram esta disciplina no CCM, de modo a conseguir dados práticos e concretos acerca desta possibilidade. As conclusões do estudo provam que o Ensemble de sopros pode assumir a maior relevância no sucesso da aprendizagem artística de cada criança. A aproximação dos encarregados de educação no processo de aprendizagem dos seus educandos foi também considerado, uma vez que isso potencia um maior acompanhamento da família, ao reconhecer os temas das músicas, aumentando o sentido da comunidade cultural e social, e atuando como um forte fator motivacional para os alunos. Num contexto em que a grande maioria dos alunos estão ainda a iniciar o seu percurso musical e em que a faixa etária que é aqui abordada é o 2º ciclo – entre os 10 e os 12 anos de idade - o facto de terem a possibilidade de desenvolver um trabalho em música de câmara, como é o caso deste Ensemble, pretendeu reavivar a nossa música tradicional de forma ativa no dia-a-dia das crianças, transportando-a para a nossa atualidade, demonstrando as por demais evidentes vantagens que esta carrega.
The current investigation has as it main goal to evaluate the role that traditional portuguese music has in the musical learning of children, going towards some relevant researchers that have signed it as crucial part of a well succeeded musical initiation. Concretely, this research aims to determinate how far the musical subject of Wind Ensemble, as a practice of chamber music, with all its advantages, could assume itself as a highly facilitating context to the inclusion described above. After concluding a bibliographic revision about the topics presented, it was applied a qualitative method design, through the application of inquiry technique, represented in a in a questionary to all the students that have frequented this subject in CCM, so we could get practical and concrete data about this possibility. The investigation conclusions prove that the Wind Ensemble could assume bigger in the success of each child's artistic learning. The approach of parents in the learning process of their children was also thought of, seeing that it enables a bigger family accompaniment, by being able to understand the themes in music, enhancing the sense of cultural and social community, and acting as a strong motivational factor to students. In a context in what the large majority of students are still initiating their musical development and in what the age approached is the second degree - between 10 and 12 years old - the fact that they have the possibility of developing a chamber music work, such as in this Ensemble, it was aimed to revive our traditional music in an ative way, transporting it to our present time with the necessary modifications that it implies, illustrating the obvious advantages that it brings to a well succeeded musical learning.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18154
Aparece nas colecções:EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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