Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18147
Título: O impacto da Internet e das novas tecnologias na criação e produção musical portuguesa
Autor: Valente, Céline Alexandra Tavares de Pina
Orientador: Martins, Luís Gustavo
Palavras-chave: Internet
Novas Tecnologias
Música Portuguesa
Processo Criativo
Data de Defesa: 18-Dez-2014
Resumo: O tema da dissertação pretende estudar o impacto na criação artística das relações na actual era da internet e das tecnologias digitais entre a Produção Musical, a Industria Discográfica, e os Modelos de Distribuição . O impacto da Internet e das novas tecnologias digitais aparentam facilitar, numa primeira análise, o processo criativo dos artistas, mas é importante perceber-se de que que forma essas tecnologias tornam o processo criativo (em particular o musical) mais autónoma e independente dos players tradicionais da Indústria da Arte. Pretende-se portanto perceber o impacto das mudanças de paradigma a que se assiste na Edição e Distribuição de Música na era da Internet, na forma como os artistas criam e como se adaptam a estas novas realidades. Nos últimos anos, Portugal tem assistido a uma vaga de nova música que não encontra paralelo em nenhuma outra época da nossa história. A qualidade e a estética, assemelham-se ao que se faz no resto da Europa. De facto, muitas bandas portuguesas apresentam já competências que as colocam ao nível (e por vezes acima) de um sem número de grupos estrangeiros, que anualmente nos visitam para concertos em nome próprio, ou actuações em festivais. Certo é que, e no que concerne à grande maioria das bandas nacionais surgidas já neste milénio, atingido um determinado patamar (frequentemente a uma cadência acelerada), que poderemos situar temporalmente no momento da edição do segundo disco de originais, a evolução passa a processar-se a um ritmo visivelmente mais lento. Com a clara evolução das tecnologias e com a sua aplicação ao universo quotidiano da musica, assiste-se a uma profunda alteração nos comportamentos. Começando nos músicos, que se tornam mais autónomos e mais participativos em todas as fases de concepção do seu próprio trabalho Apesar de toda a autonomia o artista ainda não tem o domínio total dos canais de promoção e distribuição e nesse sentido, mediante as escolhas que assumir, poderá estar a deixar escapar a possibilidade explorar convenientemente todo o potencial do seu produto. Esta dissertação contribuiu para perceber o estado actual da música portuguesa e como é que o impacto da Internet e das novas tecnologias influenciam esta nova vaga de artistas portugueses bem como, a adaptação dos artistas mais consagrados desta era atual.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18147
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