Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18132
Título: Gestão em equipa : relatório de atividade profissional
Autor: Esteves, Maria
Orientador: Machado, Joaquim
Palavras-chave: Gestão democrática
Cultura organizacional escolar
Democracia e participação
Autonomia da escola
Democratic management
School organizational culture
Democracy and participation
School autonomy
Data de Defesa: 21-Jun-2014
Resumo: O presente Relatório tem por objeto o percurso profissional da autora, focalizando a análise crítica na evolução dos modelos de gestão numa escola pública portuguesa nas últimas duas décadas até à atualidade com vista a caracterizar as implicações que os diferentes modelos de governação trazem às dinâmicas organizacionais da escola. Procedeu-se, então, a uma reconstituição e análise do processo de formação do agrupamento de escolas em estudo, nomeadamente das dinâmicas que se estabeleceram no agrupamento, mobilizando para o efeito alguns episódios significativos da vida escolar. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. Apresentamos os principais resultados deste estudo e debatemos teoricamente os sentidos conferidos pelos atores escolares às diversas fases do processo.
The present study aims at reflecting on the author´s professional path, a critical analysis focusing on the evolution of the management models in a Portuguese public school over the past two decades, in order to describe the implications these different governance models have brought to the school organizational dynamics. Thus, it was made a reconstruction and analysis of the formation process of the grouping of schools under study, more specifically, the dynamics that were established in the school grouping, mobilizing to this end some meaningful episodes of school life. As far as methodology is concerned, we have conducted a synchronic case study using several research techniques. We report the most significant results of this study and theoretically debate the meanings conferred by the school agents to the distinct stages of the process.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18132
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Atividade Profissional Maria Esteves (4).pdf1,73 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.