Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18110
Título: La futbolización de la información deportiva: un estudio de casos de cuatro diarios deportivos europeos
Autor: Rojas Torrijos, José Luis
Palavras-chave: Futebolização
Jornalismo desportivo
Europa
Jornais desportivos
Futebol
Media
Footballisation
Sports journalism
Europe
Sports newspapers
Football
Data: 2012
Editora: CECC - BOND
Citação: ROJAS TORRIJOS, José Luis – La futbolización de la información deportiva: un estudio de casos de cuatro diarios deportivos europeos. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 13 (Primavera-Verão 2012) 77-95
Resumo: Os media desportivos conheceram um desenvolvimento extraordinário nos últimos anos em muitos países europeus, especialmente nos da zona do Mediterrâneo, tornando-se o produto jornalístico mais bem-sucedido do mercado. A emergência deste tipo de jornalismo tem sido especialmente notória na imprensa, onde se destaca não só como uma das principais secções dos mainstream media de maior prestígio, mas também como a área de informação com o maior número de títulos especializados. No entanto, a maioria do conteúdo desportivo é sobre futebol, que se tornou a base do negócio de media por causa da sua enorme capacidade para atrair audiência e anunciantes. Futebol em excesso tornou-se um elemento-chave da dramatização do jornalismo, relegando para segundo plano conteúdos mais puramente informativos sobre outros desportos. Este artigo aborda este problema, propondo um estudo de caso das capas de quatro grandes jornais desportivos europeus: L’Équipe, La Gazzetta dello Sport, Marca e A Bola.
Sports media have experienced extraordinary development in recent years in many European countries, especially in the Mediterranean area, to establish the most successful journalistic products in the market. The emergence of this journalism type has proven especially noticeable in the press, where it stands out not only as one of the main sections in the most prestigious mainstream media, but also as the specialist field with the largest number of specialist publications. Nevertheless, most sports media content is about football, which has turned into their core business because of its enormous capacity to attract audiences and advertisers. An overabundance of football has become a key feature of the dramatization of journalism and has displaced other more pure news content relating to other sports. This article approaches this problem by making a case study of the front pages of four major European sports dailies: L’Équipe, La Gazzetta dello Sport, Marca and A Bola.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18110
ISSN: 1646-4877
Versão do Editor: http://comunicacaoecultura.com.pt/wp-content/uploads/04.-José-Luis-Rojas-Torrijos.pdf
Aparece nas colecções:RCC - 013 - 2012 - Desporto e Espetáculo

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
04. Jose Luis Rojas Torrijos.pdf235,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.