Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18102
Título: Don Draper, avatares e twittertainment: o comportamento dos fãs de TV na era transmidiática
Autor: Neves, Sheron
Palavras-chave: Comportamento de fãs
Mad Men
Avatares
Redes sociais
Transmídia
Marketing
Fan behavior
Avatars
Social networks
Transmedia
Data: 2011
Editora: CECC - BOND
Citação: NEVES, Sheron – Don Draper, avatares e twittertainment: o comportamento dos fãs de TV na era transmidiática. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 12 (Outono-Inverno 2011) 117-135
Resumo: O artigo propõe examinar o comportamento dos fãs de TV no atual ambiente transmidiático, usando como referência a série norte-americana Mad Men e a transformação do personagem Don Draper em celebridade. Pretendo examinar o impacto das transformações culturais sobre as estratégias de marketing das empresas produtoras de conteúdos, já que, à medida que os meios convergem, os fãs se apropriam de personagens e marcas. À medida que os fãs são constantemente convidados a imergir em universos imaginários, as fronteiras entre realidade e ficção confundem-se. Torna-se assim essencial entender estes novos fãs, que dialogam com personagens fictícios no Twitter, se reinventam em avatares e são obcecados com sua própria imagem nas redes sociais.
This article examines the behavior of TV fans in the current transmedia environment, based on the case of the American television series Mad Men and the transformation of the character of Don Draper into a celebrity. We look at the impact of the ongoing cultural changes on the marketing strategies of content producers, as media converge and fans appropriate characters and brands for their own narrative purposes. As fans are constantly invited to immerge in imaginary universes, the frontier between reality and fiction becomes blurred. It is thus essential to understand these new fans, who chat with fictional characters on Twitter, reinvent themselves through avatars and are obsessed with their image on social media platforms.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18102
ISSN: 1646-4877
Versão do Editor: http://comunicacaoecultura.com.pt/wp-content/uploads/07.-Sheron-Neves.pdf
Aparece nas colecções:RCC - 012 - 2011 - Fãs e Celebridades

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
07. Sheron Neves.pdf350,66 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.