Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18089
Título: Young audiences and fans of celebrities in Portugal
Autor: Jorge, Ana
Palavras-chave: Celebridades
Jovens
Audiência
Fãs
Cultura global
Cultura popular
Celebrities
Youth
Audience
Fans
Global culture
Popular culture
Data: 2011
Editora: CECC - BOND
Citação: JORGE, Ana – Young audiences and fans of celebrities in Portugal. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 12 (Outono-Inverno 2011) 47-60
Resumo: Neste artigo, exploramos a complexa relação dos jovens com a cultura das celebridades em Portugal. Argumentamos que a celebridade como objecto e os jovens como audiências nos obrigam a olhar para além dos fãs e a explorar posições de audiência mais tangenciais assumidas pelos jovens, sublinhando a contestação do significado e valor culturais da celebridade na cultura juvenil. As atitudes e opiniões dos jovens em relação à cultura nacional e global das celebridades reflectem o seu consumo de media e hábitos culturais mais vastos, que são influenciados pelas suas famílias, pelo género e pela idade. Este artigo é baseado num trabalho de campo conduzido em 2009/2010, consistindo em entrevistas individuais e de grupo a 46 jovens, com idades entre os 12 e os 17 anos, diferentes origens sociais e fãs de celebridades, questionados sobre a sua vida quotidiana, consumo dos media e opiniões sobre a celebridade.
In this article, we explore young people’s diverse relationships with celebrity culture in Portugal. We argue that celebrity as an object and young people as audiences require us to look beyond fans and further analyse the tangential audience positions taken by young people, highlighting the contestation of the cultural meanings and the value of celebrity within youth culture. Young people’s attitudes and opinions towards national and global celebrity culture reflect their broader media consumption and cultural habits, which in turn are influenced by families, gender and age. This work is based on fieldwork conducted in 2009/2010, consisting of individual and group interviews of 46 young people, aged 12 to 17, from different social backgrounds and fans of different celebrities, questioned about their daily life, media consumption and opinions about celebrity status.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18089
ISSN: 1646-4877
Versão do Editor: http://comunicacaoecultura.com.pt/wp-content/uploads/03.-Ana-Jorge.pdf
Aparece nas colecções:RCC - 012 - 2011 - Fãs e Celebridades

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
03. Ana Jorge.pdf169,03 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.