Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18088
Título: O reconhecimento amoroso dos fãs: compreendendo as relações entre personagens da mídia e indivíduos comuns
Autor: Lana, Lígia
Palavras-chave: Reconhecimento

Axel Honneth
Personagens Públicos
Recognition
Fan
Public figures
Data: 2011
Editora: CECC - BOND
Citação: LANA, Lígia – O reconhecimento amoroso dos fãs: compreendendo as relações entre personagens da mídia e indivíduos comuns. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 12 (Outono-Inverno 2011) 29-45
Resumo: O objetivo deste artigo é compreender as maneiras como os fãs reconhecem os personagens públicos da mídia. Em um contexto de proliferação de figuras famosas, o fã se destaca no bojo de um processo mais amplo de reconhecimento, o que cria um tipo especial de relação. A proposta desenvolvida é teórica, orientada por duas indagações: primeiramente, trata-se de investigar a natureza do processo de reconhecimento. Em diálogo com Axel Honneth, o artigo busca ultrapassar uma definição que limita o reconhecimento à dimensão da luta de grupos marginalizados. Em um segundo momento, pretende-se interrogar a maneira como o fã se integra no processo mais amplo de reconhecimento dos personagens da mídia. Os fãs, ao transformarem determinados personagens em ídolos, criam uma comunidade estratégica para a consolidação do reconhecimento dos personagens públicos.
The aim of this paper is to understand the ways fans recognize media figures. In the contemporary age of celebrity, the fan engages in the midst of a broader process of recognition, which creates a special kind of relationship. The paper is theoretically structured around two questions: the first investigates the recognition process. Following Axel Honneth, the article seeks to overcome a definition that limits such recognition to marginalized group struggles. In a second step, we examine how the fan is integrated into the broader process of celebrity recognition. The fans, by turning certain characters into idols, create a strategic community that consolidates the recognition of public figures.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18088
ISSN: 1646-4877
Versão do Editor: http://comunicacaoecultura.com.pt/wp-content/uploads/02.-Lígia-Lana.pdf
Aparece nas colecções:RCC - 012 - 2011 - Fãs e Celebridades

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
02. Ligia Lana.pdf136,19 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.