Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18079
Título: Boas práticas pedagógicas no ensino da matemática numa escola atual e para todos
Autor: Lima, Alexandra Raquel da Rocha Simões
Orientador: Xavier, Maria Raúl Lobo
Palavras-chave: Boas práticas pedagógicas
Pedagogia diferenciada
Novas tecnologias
Ensino
Percurso profissional
Good Pedagogical Practices
Differentiated pedagogy
New technologies
Teaching
Professional experience
Data de Defesa: 7-Out-2015
Resumo: Este trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Aprendizagem e Desenvolvimento Psicológico, da Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Católica Portuguesa. A escolha do tema – Boas Práticas Pedagógicas no Ensino da Matemática numa Escola Atual e para Todos – surgiu após ter decidido que queria investigar e refletir as minhas práticas debruçadas na pedagogia diferenciada e no uso das novas tecnologias numa escola para todos. Esta decisão deveu-se a três fatores preponderantes: a minha situação profissional; a descoberta da importância dos contextos através do modelo bioecológico do desenvolvimento humano formulado por Bronfenbrenner (e.g. Bronfenbrenner, 1995, 1998); a leitura do Relatório “Educação – um tesouro a descobrir” (Delors, 1998). O trabalho incidirá nas dimensões da ação que defendo e considero muito importante nos dias de hoje: a pedagogia diferenciada e o uso das TIC aliado à pedagogia diferenciada no ensino da Matemática. Na primeira parte do relatório são abordados os seguintes temas: as transformações mais significativas no ensino – a Escola atual e para todos, a Sociedade da Informação e suas implicações no ensino, o papel do professor perante a globalização e diversidade; boas práticas pedagógicas – pedagogia diferenciada (definição e sua importância no ensino), o uso das TIC no processo ensino-aprendizagem. A segunda parte é dedicada à reflexão sobre o meu percurso profissional. No final do ano letivo 2014/2015, completo onze anos de serviço, nos quais incluo o ano como estagiária. Após o estágio numa escola básica de 2.º e 3.º ciclos, trabalhei durante sete anos num estabelecimento de ensino particular e cooperativo. Entretanto, nos últimos três anos, deambulo entre várias escolas do ensino público, com horários incompletos e/ou a trabalhar em duas. Uma vez que durante o meu percurso profissional houve fases distintas, considerei importante dividir a segunda parte em quatro momentos: o contacto com a prática, finalmente – fase de ambição e curiosidade, o ano de estágio; o início da carreira como profissionalizada – fase de adaptação, os primeiros anos como profissionalizada; a estabilidade – fase de crescimento, os seguintes anos no mesmo estabelecimento; a crise profissional – fase de instabilidade, três anos conhecendo várias realidades/escolas. Em cada momento retiro as lições e ilações do que aprendi e do resultado final das práticas pedagógicas que implementei. Por fim, são feitas as considerações finais, onde são assentes conclusões relativas ao que aprendi no intuito de evoluir profissionalmente; expus os meus constrangimentos que me impedem, em parte, de evoluir; e por fim, coloco as perspetivas futuras sobre a organização escolar e a minha vida profissional. Portanto, o relatório pretende, ser uma reflexão intensa, exaustiva e teoricamente fundamentada sobre o meu percurso profissional. Este trabalho é uma realização profissional e, sem descurar a razão prévia, também ao nível pessoal. Considero que hoje em dia, durante o percurso profissional é necessário haver momentos mais profundos de reflexão, que nos fazem crescer e adquirir novos conhecimentos ligando-os à nossa prática. E, portanto, a formação ao longo da vida para mim é fundamental.
This work is a result of a Master in Sciences of Education, specialization in Learning and Psychological Development, in the Faculdade de Educação e Psicologia, of the Universidade Católica Portuguesa. The choice of the theme – Good Pedagogical Practices on the Teaching of Mathematics in the Modern School and for All – emerged after having decided that I wanted to investigate and reflect on my practices related with differentiated pedagogy and the use of the new technologies in the school for all. This decision is due to three important factors: my professional situation; the discovery of the importance of contexts through the bioecological model of the development of the human being formulated by Bronfenbrenner (e.g. Bronfenbrenner, 1995, 1998); the reading of the Report “Educação – um tesouro a descobrir” (Education – a treasure to discover) (Delors, 1998). The work will focus the dimensions of action that I defend and consider very important today, the differentiated pedagogy and the use of ICT associated with the differentiated pedagogy on the teaching of Mathematics. In the first part of the report the following themes are approached: the most significant transformations in the education – the Modern School and for All, the Society of Information and their implications on education, the role of the teacher facing the globalisation and the diversity; good pedagogical practices - differentiated pedagogy (definition and its importance in the education), the use of ICT in the process of teaching-learning. The second part is dedicated to the reflection of my professional experience. At the end of the academic year 2014/2015, I complete eleven years of service, including the stage year. After the stage in a basic school of 2nd and 3th cycles, I’ve worked for seven years in a particular and cooperative school. Meanwhile, in the last three years, I ambulate between various public schools, with incomplete timetables and/or working in two different schools in the same year. Once my professional experience has had various phases, I considered that it was important to divide the second part of this work in four moments: the contact with the practice, finally – phase of ambition and curiosity, the stage year; the beginning of the career as a professional teacher – phase of adaptation, the first years as a professional teacher; the stability – growing phase, the following years in the same school; the professional crisis – phase of instability, three years knowing various realities/schools. On each moment I remind the lessons and the conclusions of what I’ve learned and the final result of the pedagogical practices that I’ve implemented. In conclusion, I make some final considerations, where I summarize what I’ve learned, with the intention of evolving professionally; I explained my constraints that prevent me, in a way, to evolve; and finally, I express the future perspectives about the school organization and my professional life. Therefore, with the report I want to reflect intensively, exhaustively and on reasonable grounds about my professional experience. This work is a professional realization and, without ignoring the previous reason, is also a personal realization. I consider that today, during the professional experience, is necessary to have more profound moments of reflexion, which makes us grow and acquire new knowledge related to our practices. And, as a result, the lifelong education for me is fundamental.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18079
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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