Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18077
Título: Dinamização da plataforma Moodle num agrupamento de escolas
Autor: Alves, Angela Fernanda Pereira
Orientador: Rocha, Maria Ilídia de Meireles Cabral da
Palavras-chave: Comunicação
Cooperação
Moodle
TIC
Ensino-aprendizagem
Communication
Cooperation
Teaching-learning
Data de Defesa: 27-Abr-2015
Resumo: O presente relatório de trabalho de projeto surge no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Administração e Organização Escolar, no ano letivo 2013/2014 e a sua apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre nesta área científica. Hoje, quando já não se questiona a entrada do computador na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a sua utilização em contexto pedagógico e se esta é, efetivamente, uma realidade. Com este projeto pretendeu-se dinamizar a plataforma moodle num agrupamento de escolas da região norte do país, distrito do Porto, composto por 11 estabelecimentos (9 Jardins de Infância e 1º ciclo, 1 Escola com 2º e 3º ciclo e 1 Escola com 3º ciclo e secundário), procurando criar uma cultura digital para a comunicação e integração dos diversos docentes/alunos do agrupamento. No decorrer deste projeto de intervenção foi incentivado o trabalho colaborativo entre docentes para o aperfeiçoamento das suas práticas letivas, para a utilização de novas ferramentas tecnológicas e, consequentemente, para a criação de momentos pedagógicos que possam ser mais atrativos e motivadores para os alunos. Com base na análise das contribuições dos professores ao longo do projeto de intervenção, destaca-se que as novas tecnologias são por estes entendidas como potenciadoras da comunicação, interação, colaboração e socialização, e como promotoras de uma aprendizagem em contexto, recorrendo à diversidade de recursos disponíveis na web, que permitem a construção do conhecimento. No final deste projeto foi possível concluir que apesar de já haver um bom caminho percorrido por alguns elementos da comunidade e se mostrarem empenhados na utilização desta plataforma, ainda falta um longo caminho a percorrer, sendo necessário continuar a investir na área da formação de professores e as tecnologias e na sua aplicabilidade dentro e fora da sala de aula.
This project work report comes from the Masters Course in Science of Education – Specialising in Administration and School Organisation, in the school year 2013/2014 and its presentation and public discussion are aimed at obtaining a Masters degree in this scientific area. Although no one would question the perks of using computers in schools, there are still many issues on how it should be used in a pedagogical context and whether this is a widespread reality. This project was intended to boost the use of the moodle platform, in a consortium of schools, from the northern region of the country in the district of Porto, made up of 11 schools (9 infant and primary schools, 2 middle schools and a secondary school). The aim was to enhance a digital culture for communication and integration of several teachers/students in the consortium. During this intervention, collaborative work amongst teachers was encouraged so as to improve their teaching practices by using new technological tools and, consequently, to create teaching situations that would be considered more challenging and thus more motivating for students. Based on the analysis of teacher’s contributions during the intervention project, it is highlighted that new technologies are understood by them as a communication enhancer, interactive, collaborative and socialising, and promoting of a learning context, making use of the diversity of resources available on the web, allowing the improvement of knowledge. At the end of this project we reached the conclusion that, although some community members are committed to using this platform, there’s still a long way to go. It is still necessary to continue investing in the area of training of teachers and technologies and their applicability inside and outside the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18077
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final.pdf1,36 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.