Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18072
Título: O ensino especializado da música em Portugal e em Cuba : análise e comparação do modelo organizativo e pedagógico
Autor: Garcia Rodríguez, Sara Maria
Orientador: Pertzborn, Florian
Palavras-chave: Ensino Especializado da Música
Portugal
Cuba
Escolas Vocacionais
Escolas Profissionais
Specialized Music Schooling
Vocational Schools
Professional Schools
Data de Defesa: 10-Abr-2015
Resumo: A música é uma das expressões artísticas mais praticada em todo o mundo. Em cada país, o ensino especializado desta arte processa-se segundo estruturas organizativas e pedagógicas muito próprias, influenciadas pelos seus contextos históricos, políticos, socioculturais e económicos. O presente estudo investiga o ensino especializado da música em dois países distintos: Portugal e Cuba, e procura, através de uma análise comparativa, identificar as suas semelhanças e diferenças, bem como as vantagens e debilidades de cada um. Focando aspetos relacionados com o tipo de escolas que ministram o ensino artístico especializado em ambos países, os diferentes cursos, os regimes de frequência praticados, os financiamentos, as opções curriculares vigentes, entre outros aspetos relevantes, os resultados preliminares desta análise demonstram que existem semelhanças e diferenças, prós e contras, nos dois contextos em estudo. Assim, pretende-se que os dados apurados propiciem uma reflexão sobre as práticas atuais no âmbito desta área artística e sirvam de base para futuras investigações.
Music is one of the most practiced artistic expressions worldwide. In each country, the processes involved in the specialized teaching of this art relate to their very own organizational and pedagogical frameworks, influenced by their historical, political, sociocultural and financial contexts. The present study investigates the specialized music schooling in two different countries: Portugal and Cuba, through a comparative analysis, to find their similarities and differences, strengths and weaknesses. Focusing on aspects related to the schools where music is part of the study plan in both countries, on its different courses, on the frameworks experienced, the necessary finance, and on the existing curriculum options, amongst other relevant considerations, preliminary results of this analysis show that there are similarities and differences, pros and cons in both contexts under study. Therefore, the data collected in this investigation aim to provide reflection on current practices within this area and as a basis for future investigations.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18072
Aparece nas colecções:EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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