Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18056
Título: Oportunidades de parceria no cuidar de crianças com necessidades especiais de saúde : a perspetiva dos pais
Autor: Alves, João Manuel Nunes de Oliveira
Orientador: Charepe, Zaida Borges
Amendoeira, José Joaquim Penedos
Palavras-chave: crianças
enfermagem pediátrica
doença crónica
pais
children
chronic disease
parents
pediatric nursing
Data de Defesa: 28-Mai-2015
Resumo: Introdução: O estudo foi desenvolvido sob a temática da parceria de cuidados. Esta define-se como um processo dinâmico, no qual pais e enfermeiros trabalham em conjunto, para dar resposta a objetivos comuns, que passam pela partilha de conhecimentos, experiência, cuidados à criança e poder de decidir sobre os mesmos. Numa perspetiva de conhecer o modelo em uso, estudado em populações que pelas suas características, reforçam a importância do mesmo, indagámos nos contextos de prática de prestação de cuidados de enfermagem, a parceria no cuidar de crianças com necessidades especiais de saúde (NES), na perspetiva dos pais. Procurámos especificamente as oportunidades de parceria e o significado deste conceito para os pais. Objetivos: Pretendemos compreender como é experienciada a parceria de cuidados, pelos pais de crianças com NES. Material e métodos: A investigação é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando-se como método a narrativa. A população correspondeu aos pais de crianças com NES, internadas num serviço de Medicina de um Hospital Pediátrico Central. A amostra populacional foi constituída por 10 pais de crianças com NES. A recolha de dados contemplou, a caracterização sociodemográfica e a entrevista de orientação etnobiográfica. Depois de transcritas, as entrevistas originaram 10 narrativas de experiências de parceria dos pais com a equipa de enfermagem. Resultados: Constatou-se a existência de duas oportunidades de parceria no cuidar de crianças com NES: Capacitação dos pais e Tomada de decisão em parceria. Foram ainda encontrados elementos estruturantes que suportam as mesmas. Na capacitação: envolvimento/participação dos pais, informação/comunicação com os pais, ter uma enfermeira de referência, aprender a cuidar da criança, o conhecimento dos enfermeiros e os modos de agir dos enfermeiros. Na tomada de decisão em parceria encontramos os elementos: negociação da decisão para aprender, negociação de cuidados partilhada e apoiar a decisão dos pais. Outros resultados indicam que para os pais, estabelecer uma relação de parceria com os enfermeiros significa ter como finalidade: aprender para ir para casa, cuidar da criança e da família e partilha na execução dos cuidados à criança. Este trabalho em parceria, tem como pilares os atributos: disponibilidade dos enfermeiros, aceitar os pais como peritos, facilitar a acessibilidade aos cuidados, disponibilidade de apoio multidisciplinar e relação de parceria assente no respeito. Conclusão: Baseado nos resultados obtidos, entendemos a parceria no cuidar de crianças com NES na perspetiva dos pais, como um processo relacional e desenvolvimental, dinâmico, singular e contínuo estabelecido entre pais e enfermeiros, centrado nas oportunidades de capacitação nos cuidados à criança e tomada de decisão partilhada.
Introduction: The study was developed under the theme of partnership in care. This is defined as a dynamic process in which parents and nurses work together to address common goals, passing by sharing of knowledge, experience, childcare and power to decide on them. In a perspective of knowing the model in use, studied in populations whose characteristics, reinforce the importance of it, we ask in the contexts of practice to provide nursing care, the partnership in caring for children with special health needs (NES), in parents' perspective. Specifically sought partnership opportunities and the significance of this concept for parents. Objectives: We aim to understand how experienced the partnership of care by parents of children with NES. Methods: The research is qualitative, descriptive and exploratory nature, using as the narrative method. The population corresponded to the parents of children with NES, hospitalized in a medical service from a Central Pediatric Hospital. The population sample consisted of 10 parents of children with NES. Data collection included the sociodemographic characteristics and the interview etnobiográfica orientation. After transcribed, interviews rise 10 stories of parental partnership experiences with the nursing team. Results: It was found that there are two opportunities for partnership in caring for children with NES: Training of parents and Decision Making in partnership. We also found structural elements that support them. In training: involvement / participation of parents, information / communication with parents, having a nurse reference, learn to care for the child, the knowledge of nurses and modes of action of nurses. In decision making in partnership found the elements negotiation of the decision to learn, negotiation of shared care and support parents' decisions. Other results indicate that for parents, establish a partnership relationship with the nurses means having as purpose: to learn to go home, take care of the child and family and sharing in the delivery of care to the child. This partnership working has as pillars attributes: availability of nurses, accept parents as experts, facilitate access to care, availability of multidisciplinary support and relationship of partnership based on respect. Conclusion: Based on these results, we believe the partnership in caring for children with NES in parents' perspective, as a relational and developmental process, dynamic, unique and continuous established between parents and nurses, focused on training opportunities in childcare and making shared decision.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18056
Aparece nas colecções:ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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