Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18004
Título: Expressão musical e o desenvolvimento da criança com NEE : um estudo sobre duas crianças com Trissomia 21
Autor: Coutinho, Rita Manuela da Fonseca Vieira
Orientador: Miranda, José Carlos Lopes de
Palavras-chave: Expressão Musical
N.E.E.
Musical expression
Special Education Needs
Data de Defesa: 2011
Resumo: O presente estudo teve como objectivo principal perceber qual o contributo da música para o desenvolvimento da criança com NEE (Necessidades Educativas Especiais). Foram envolvidas neste estudo duas crianças do sexo feminino com Trissomia 21 profunda, que frequentam uma Unidade de Apoio à Multideficiência e Surdocegueira Congénita, afecta a um Agrupamento Vertical de Escolas; uma docente de Educação Especial que exerce as suas funções neste Unidade, bem como uma professora de Expressão Musical que lecciona esta área com crianças com NEE. Normalmente, estas crianças são estimuladas de várias formas no contexto onde decorre todo o seu processo educativo. Tal aconteceu no local onde decorreu a nossa investigação em que, pelo seu interesse e motivação, as intervenientes da nossa amostra frequentaram a Actividade de Enriquecimento Curricular de Expressão Musical. Depois de um conhecimento prévio do terreno e das condições em que iria decorrer o nosso estudo, optámos por recorrer ao método de investigação de natureza qualitativa. Em termos de técnicas e instrumentos de recolha de dados, foram essenciais a observação e a respectiva grelha; a entrevista e o guião da entrevista e dois questionários. Após várias observações, recolha de dados e tratamento dos mesmos, chegamos à conclusão de que a música pode ser realmente um recurso importante a utilizar em ordem ao desenvolvimento de crianças com NEE. Neste sentido surgiu o título da nossa dissertação – A Expressão Musical e o Desenvolvimento da criança com NEE: um estudo sobre duas crianças com Trissomia 21.
The main purpose of the present study was to understand how music contributes to the development of the child with Special Education Needs. Some people were involved in this study: two girls with Down syndrome that attend a Unidade de Apoio à Multideficiência e Surdocegueira Congénita, part of an Agrupamento Vertical de Escolas; a Special Education teacher that works at this unit and a Music teacher that teaches children with Special Education Needs. Usually these children are stimulated in several ways according to the context where their educational process occurs, which happened where our investigation took place, having the participants attended the Music subject in the context of Extra-Curricular Activities. After a previous knowledge of the place and conditions in which our study would be developed, we chose to adopt a qualitative research method. As far as techniques and instruments of data collection are concerned, the observation and observation grids were essential, as well as the interview, interview script and two questionnaires. After several observations, data collection and treatment, we concluded that music can be really an important resource to be used, considering the development of children with Special Education Needs. Therefore the title of our thesis – Musical Expression and the development of child with Special Education Needs: a study about two children with Down Syndrome (Trissomy 21).
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18004
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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