Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18001
Título: Perspectivas sobre avaliação no Ensino Secundário : conceitos e práticas : um estudo de caso
Autor: Ribeiro, Marina Eduarda da Cunha
Orientador: Silva, Maria Isabel Tavares Candeias da
Data de Defesa: 2011
Resumo: Este trabalho de investigação, a realizar no âmbito do mestrado em Ciências da Educação – Administração e Organização Escolar da Universidade Católica Portuguesa, pretende identificar que perspectivas sobre avaliação se encontram entre professores e alunos de uma escola secundária do norte do país. O professor como avaliador, tem uma grande responsabilidade em todo o processo de ensino-aprendizagem de que a avaliação faz parte integrante, orientando-se por normativos nacionais que mesmo tendo um núcleo comum variam com a natureza dos cursos a que se refere. É pelo aprofundar destes pressupostos, pela identificação das perspectivas sobre avaliação defendidas e utilizadas por professores e pela identificação das perspectivas sobre avaliação das aprendizagens dos alunos do Ensino Secundário que pretendemos, através deste projecto, contribuir para o complexo debate sobre o tema. A finalidade deste trabalho será uma investigação suportada num Estudo de Caso e centrada nas concepções e nos processos de avaliação, cujos intervenientes são os alunos e os professores. O estudo sustentou-se num quadro teórico baseado em concepções sobre avaliação de vários autores portugueses e estrangeiros, como é o caso de Fernandes, Afonso, Roldão, Perrenoud e Hadji. Foi abordada a estrutura do Sistema Educativo Português, tentando compreender e descrever o seu funcionamento e a diversidade de respostas que pretende dar. Foram identificadas as competências para cada um dos graus de ensino, focando em particular o Ensino Secundário e particularizando ainda este no ensino profissional. Foi realizada uma breve análise da Educação em Portugal nos últimos vinte anos contextualizando-a às políticas sociais da altura enquadrando aí as várias funções e modalidades da avaliação e mostrando a evolução das concepções que foram ocorrendo. Foi feito assim, o enquadramento das leis que orientam a avaliação do Ensino Secundário, para sustentar a relação entre as concepções formais e as perspectivas dos alunos e professores que participaram no estudo. Nesta investigação seguimos uma metodologia assente no paradigma qualitativo, recorrendo-se ao Estudo de Caso como suporte metodológico e foram utilizados como principais instrumentos de investigação, a observação participante, a análise documental, conversas informais, os inquéritos sobre a forma de questionário e entrevistas a informadores-chave, professores e alunos.
This research, undertaken at the Master of Science in Education – School Administration and Organization of Catholic University, is intended to describe how school assessments in secondary education are performed. The teacher, as an evaluator, has a great responsibility in the whole process. Apart from assessing their students, it also assess its participation in the teaching / learning process and evaluate! The institution and its own objectives. By deepening these assumptions and identifying the perspectives on evaluation, advocated and used by teachers. Also complemented by the identification of perspectives on student assessment of a secondary education. This projects intension was also to contribute and provide feedback to the complex debate on the topic of evaluation in school. The purpose of this project is research that is focused on the evaluation process between students and teachers supported and guided by the legislative measures emanating from the Ministry of Education. The study was based on a theoretical framework based on various definitions and conceptions of assessment. The structure of the Portuguese Education System has been addressees, to understand and describe their operation as well as to identify the competencies required for each level of education. Whist also focusing on secondary education and yet individualizing the professional education. A brief analysis of education in Portugal over the past twenty years has been performed, contextualizing the social policies of height framing around the various functions and modalities of the evaluation process. The laws that guide the secondary education evaluation have been listed, and the attempt to relate the perspectives/views of the assessment with the legal conceptions of assessment performed. In this investigation we have followed a methodology supported on the qualitative paradigm, using the “case study” as a methodological support. The primary research tools utilized were participant observation, key documentation analysis, formal and informal interviews with relevant persons and survey questionnaires. This material all provided key inputs to the analysis of the collected data, and the ability to provide the delivered result.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18001
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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