Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/18000
Título: O método de José Sócrates : um estudo de comunicação não-verbal
Autor: Dias, José Ricardo Bastos
Orientador: Ilharco, Fernando Albano Maia de Magalhães
Palavras-chave: Linguagem não-verbal
Liderança
Televisão
José Sócrates
Comunicação
Política
ELAN
Non-verbal language
Television
Communication
Politics
Data de Defesa: 6-Jun-2016
Resumo: Desde muito cedo que o Homem tem aperfeiçoado o seu talento para comunicar, diversificando os canais e os meios. O corpo passou a ser reconhecido como um instrumento eficaz e poderoso de comunicação e a mestria da linguagem não-verbal foi adquirindo mais significado. A discussão que envolve o peso da linguagem não-verbal é permanente, mas sabe-se, hoje, que o líder atual tem que ser capaz de comunicar, onde quer que esteja, para quem quer que seja. Se tomarmos em conta a esfera política, este fator ganha ainda mais relevância. O Método de José Sócrates: um estudo de linguagem não-verbal analisa oito dimensões da comunicação: sobrancelhas, boca, sorriso, cabeça, corpo, olhar, gestos e roupa. A partir da análise de quatro entrevistas de José Sócrates, aquando da ocupação do cargo de primeiro-ministro, foram registados 4871 movimentos, através programa ELAN. O Método de José Sócrates resulta do confronto dos resultados da análise com a literatura e origina um padrão de comunicação não-verbal, em televisão, separado em três momentos chave: a preparação, a entrevista e a controvérsia. As entrevistas com Irina Golovanova e José Sócrates suportam a hipótese que O Método de José Sócrates pode ser visto como um estilo de comunicação, contudo, a análise teórica e empírica mostra que podemos considerar um método, composto por um misto de confiança, segurança e agressividade. O Método de José Sócrates é um modelo de comunicação não-verbal que pode servir de exemplo para todos os que estão ou almejam estar na vida política e comunicar eficazmente em televisão.
Since early age that Man has improved his talent to communicate, varying the channels and the means. His body came to be recognized as an effective and powerful instrument of communication and the mastery of non-verbal language has been acquiring more significance. The discussion involving the cogency of the non-verbal language is permanent, but it is known nowadays that the current leader has to be able to communicate, wherever he is and whoever he addresses to. If we take into account the political sphere this factor becomes even more relevant. The Method of José Sócrates: a nonverbal language study, analyses eight dimensions of the communication: eyebrows, mouth, smile, head, torso, eye gaze, gestures and clothing. From the analysis of four interviews of José Sócrates, when filling the post of Prime Minister, 4871 movements were annotated, through the ELAN program. The Method of José Sócrates arises the comparison of the analysis results with the literature and yields a nonverbal communication standard, on television, divided in three key moments: the preparation, the interview and the controversy. The interviews with Irina Golovanova and José Sócrates support the hypothesis that The Method of José Sócrates can be seen as a communication style, however, the theoretical and empirical analysis demonstrate that we can considerate a method, composed by a mix of confidence, certainty and aggressiveness. The Method of José Sócrates is a model of non-verbal communication that can serve as an example for all who already are, or aspire to be, in politics and want to communicate effectively in television.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/18000
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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