Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17988
Título: Launching an e-commerce platform : competition or collaboration with retailing?
Autor: Castro, Sónia Maria Oliveira
Orientador: Marcos, Paulo Gonçalves
Data de Defesa: 17-Abr-2015
Resumo: This case is inspired by a real situation felt by the Portuguese non-alcoholic beverage company Sumol+Compal. If refers to a moment when Sumol+Compal managers realized that retailers were retaining a great amount of margin, when all the risk and investment is made by them. With the launching of Compal Essencial in Portugal, Sumol+Compal only retained 20% of its profit. In order to prevent future similar situations and to reinforce their position in the market, Sumol+Compal managers found a need to develop a new business model that would (1) reinforce brand loyalty, (2) improve consumer experience with the brand; (3) create a direct relationship with the consumer and (4) increase long term profitability. This case is, therefore, about the introduction of a new service – an online platform, analysing its positioning in the market and regarding their biggest partner – retailing. During the case I present a brief introduction about the company, the context of its industry as well as highlights over the new trends of e-commerce, and pros and cons of the platform positioning as a competitor or a collaborator of retailers.
Este caso é inspirado por uma situação real sentida pela empresa Portuguesa de bebidas não alcoólicas Sumol+Compal. Remete para um momento em que a Sumol+Compal tomou consciência de que a Grande Distribuição acumulava uma margem relativamente alta, quando todo o risco e investimento era feito pela casa. Com o lançamento de Compal Essencial em Portugal, a Sumol+Compal apenas ganhou 20% de todo o lucro. De forma a prevenir situações similares no future e reforçando a sua liderança no mercado, os gestores da Sumol+Compal consideraram a necessidade da criação de um novo modelo de negócio que (1) fortalecesse a lealdade para com marca, (2) melhorasse a experiência do consumidor com a marca, (3), criasse uma relação direta com o consumidor e (4) potenciasse a rentabilidade a longo prazo. Este caso estuda a introdução de um novo serviço – uma plataforma online, onde analisa o seu posicionamento no Mercado e tendo em conta os seus maiores parceiros – a Grande Distribuição. Durante o caso, apresento uma breve introdução sobre a empresa, a indústria em que se encontra, bem como realçar as principais tendências do e-commerce e prós e contras do posicionamento da plataforma, como um concorrente ou colaborador da Grande Distribuição.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17988
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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