Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17945
Título: A música de João Arroyo : a obra integral para canto e piano
Autor: Pacheco, Marina Oliveira
Orientador: Salgado, António Gabriel Castro Correia
Palavras-chave: João Arroyo
Obra para canto e piano
Cultura e performance musical
Séculos XIX e XX
Partituras
Manuscritos
Songs for voice and piano
Musical performance and culture
XIX and XX centuries
Scores
Manuscripts
Data de Defesa: 2010
Resumo: Da música para canto e piano dos finais do século XIX e inícios do século XX ainda há muito para explorar e divulgar. Nesse sentido, com o presente trabalho abordamos este género musical pelo compositor João Marcelino Arroyo (1861-1930). Uma visão sobre a cultura da época e sobre uma família de origem espanhola que singrou no meio musical português desde que chegou ao Porto, por volta de 1820. O percurso do político e músico João Arroyo, as suas mais evidentes características e influências estilísticas foram estudados com base nas cinco partituras editadas e dezasseis manuscritos recolhidos na Biblioteca Nacional de Portugal. Esta investigação pretendeu ser o suporte teórico de uma interpretação realizada à posteriori e que se encontra gravada no CD que acompanha esta tese, e que foi parcialmente apresentada em Recital Final, no dia 16 de Julho de 2010, do qual se apresenta o programa, em anexo. Esta é uma tentativa de divulgar uma das muitas ricas personalidades musicais portuguesas caídas em esquecimento, apesar do legado que nos deixou.
There is yet much to explore concerning the music for voice and piano of the late nineteenth century and the beginning of the twentieth. We developed this project in order to fill this gap, by making an approach to this genre in the unique way of the composer João Marcelino Arroyo (1861-1930). We present an insight into the culture of that era and into a family of Spanish origin who made its way into the Portuguese music scene since approximately 1820, when they arrived in Oporto. João Arroyo’s political and musical career, his most notable characteristics and stylistic influences were studied based on the five edited scores and the sixteen manuscripts collected at the National Library of Portugal. This investigation aspires to be the theoretical brace of a later interpretation that is recorded in the attached CD and that was partially performed in the Final Concert on July, 16th 2010, which program is attached. This is our attempt to reveal one of the many rich Portuguese musical personalities who have fallen into oblivion, despite the legacy he left us.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17945
Aparece nas colecções:EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdf9,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.